Barco de 120 toneladas será retirado de praia após passar três meses encalhado em SC

Um barco será retirado da orla da Praia Central de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, após passar quase três meses encalhado. Segundo o diretor de Pesca do município, a retirada está prevista para segunda-feira (08).

O pesqueiro “Antônio Filho 6″, que levava 15 toneladas de peixes para o Porto de Itajaí, estragou em 26 de janeiro. Na ocasião, caminhões puxaram o barco mais para mais perto da areia e removeram a carga.

Conforme Veloso, a embarcação deve chegar até quarta-feira (10) no sul da Praia do Molhe, onde passará por reparos para voltar a navegar.

Inicialmente, a previsão de retirada era de apenas quatro dias. Mas, segundo a empresa responsável pela embarcação, o trabalho levou mais tempo por causa de problemas envolvendo logística, condições meteorológicas e até reparos.

Como o barco tem 22 metros de comprimento e pesa 120 toneladas, é necessário levar à faixa de areia uma carreta especializada em transporte de grandes cargas. O veículo, no entanto, chegou a quebrar durante uma das tentativas de retirada.

“O barco havia quebrado a carreta que faria o transporte. Houve uma sequência de fatores, na verdade. A carreta acabou afundando demais e quebrou novamente. Mas, agora, está andando com chapas de aço embaixo dos pneus”, informou o diretor.

Durante todos esses meses, segundo a prefeitura, a embarcação foi monitorada 24 horas pela prefeitura de Navegantes para evitar danos ambientais, e garantir a segurança dos frequentadores da praia. (G1)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.