Programa de ideias da Irani promove inovação colaborativa com resultados positivos

comemora o final de mais um ciclo de sucesso do programa interno Inova Ideias. A iniciativa, que já acumula um retorno financeiro de mais de R$ 15,5 milhões desde o início da sua implementação, estimula e reconhece o protagonismo dos colaboradores para sugerir mudanças, com ideias que contribuem para a melhoria de produtos, processos, serviços e resultados da empresa.

Desde a sua primeira edição, em 2012, o programa recebeu mais de 7 mil propostas de colaboradores. Dessas, 751 foram implementadas pela empresa, um aproveitamento de 10,6%.

Diferente dos anos anteriores, em que o programa funcionava de forma contínua, o ciclo de 2024 ocorreu durante seis meses. O novo arranjo permitiu maior assertividade dentro do programa e a realização de atividades de aculturamento, como capacitações sobre inovação dentro das outras áreas da empresa, que impactaram mais de 1400 participantes.

Com a implantação da nova abordagem processual, a iniciativa obteve um resultado extremamente positivo: das 224 ideias apresentadas, 70 (31,25%) foram implementadas e desenvolvidas pela Irani, com retorno de mais de R$ 1,5 milhão para a companhia.

A avaliação das sugestões propostas, monitorada de ponta a ponta pelos gestores, envolve uma equipe multidisciplinar e mostra a importância do processo colaborativo e das relações entre líderes e liderados, numa jornada de incentivo e apoio à geração de ideias, com muitas trocas e diálogos.

Como premiação por projetos selecionados e implementados, os criadores têm uma participação nos ganhos, proporcionais aos retornos gerados pela ideia implementada. E ainda concorrem a um vale viagem ou uma experiência de inovação a ser escolhida pelos vencedores – uma visita a um centro de inovação, um curso etc.

“Somos movidos pelo desafio de inovar diariamente, e o Inova Ideias está diretamente ligado a isso. Queremos promover o crescimento humano e fortalecer a capacidade dos colaboradores de forma contínua e produtiva, sempre estimulando a criatividade e o pensamento disruptivo. Essa movimentação gera frutos para ambos os lados”, relata o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Oliveira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.