Mais pedágio: População pode opinar sobre concessão de rodovias no Vale do Taquari e Região Norte

Rio Grande do Sul – O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (13), uma consulta pública sobre o projeto de concessão de rodovias do Bloco 2, que abrange o Vale do Taquari e a Região Norte. A consulta estará aberta por 30 dias e permitirá que a população envie sugestões para o e-mail [email protected].

Além disso, estão previstas audiências públicas nos dias 23 e 24 de janeiro nas cidades de Passo Fundo, Lajeado e Venâncio Aires, para debater o projeto e esclarecer dúvidas. A iniciativa visa aprimorar o plano antes do lançamento do edital, previsto para o primeiro semestre de 2025.

O que está em jogo na concessão?

O projeto prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões ao longo de 30 anos, contemplando melhorias em sete rodovias: ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470. As obras incluem:

  • Duplicação de 244 km e 101 km de terceiras faixas, para melhorar a segurança e fluidez.
  • Construção de 16 pontes em cota elevada e implementação de 323 km de acostamentos, visando maior resiliência em áreas atingidas pelas enchentes de 2024.
  • Monitoramento por câmeras, socorro mecânico e médico 24 horas, além de 43 passarelas de pedestres.
  • Introdução do sistema free flow (pedágio em fluxo livre), com 24 pórticos que cobrarão tarifas proporcionais ao trecho percorrido.

Benefícios esperados

A concessão vai atender 32 municípios (17,5% da população do RS), como Passo Fundo, Lajeado, Erechim e Venâncio Aires, totalizando 414,91 km de extensão. O governo estadual aportará R$ 1,3 bilhão para reduzir tarifas e acelerar obras essenciais.

Cronograma de duplicações

As duplicações serão realizadas ao longo dos primeiros anos de concessão, com investimentos concentrados nos primeiros 10 anos. O maior volume de obras está previsto para o quinto ano, com 46,7 km duplicados, incluindo trechos das rodovias ERS-135, ERS-324 e RSC-453.

Sistema free flow e tarifas

O modelo de pedágio será mais prático e sustentável, reduzindo custos e emissões de poluentes. As tarifas são calculadas com base no trecho percorrido, promovendo maior equidade. Sem o aporte do governo, o custo por quilômetro seria R$ 0,32, mas com o subsídio estadual, o valor será reduzido para R$ 0,23 por km.

Participe da consulta pública

Toda a documentação do projeto está disponível no site Parcerias RS. Envie suas sugestões até o final do período de consulta para ajudar a moldar o futuro das rodovias gaúchas.

Tags para SEO: concessão de rodovias RS, consulta pública rodovias, Vale do Taquari investimentos, sistema free flow RS, pedágios Bloco 2 RS.

The post Mais pedágio: População pode opinar sobre concessão de rodovias no Vale do Taquari e Região Norte appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.