Chuva que causou estragos em Goiânia foi até 12 vezes maior do que o esperado, diz Cimehgo


Maiores precipitações registradas na capital foram na região norte com 145 mm e na região central com 131 mm. A Prefeitura de Goiânia está organizando ações para minimizar os estragos das chuvas. Fortes chuvas causam estragos em Goiânia na noite de domingo (12), Goiás
O volume de chuva que atingiu Goiânia na noite de domingo (12) foi 12 vezes maior que a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A previsão era de chover 15 mm na capital. Foram registradas precipitações de 145 mm na região norte, no Jardim Pompeia e 131 mm no centro de Goiânia. A Prefeitura de Goiânia está trabalhando de forma integrada para minimizar os estragos.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Esses não foram os únicos pontos de chuvas intensas na capital. Foram registradas precipitações de 92 mm, na região centro-oeste, no Setor Campinas, precipitações de 83 mm na região sul, no Jardim América e precipitações de 63 mm, na região noroeste, no Jardim Curitiba.
LEIA TAMBÉM
Chuva interdita Marginal Botafogo, derruba árvores, alaga ruas e causa deslizamento de terra em Goiânia
Temporais continuam em cidades de Goiás, e Cimehgo alerta para perigo
Chuva faz ruas virarem rios e deixa moradores ilhados em cidades de Goiás
Apenas a região leste de Goiânia registrou precipitações abaixo do esperado. Segundo o relatório do Cimehgo, a previsão era chover 45 milímetros, foram registradas precipitações de 22 mm, no Jardim Olinda. No entanto, um volume abaixo de chuvas não descarta a possibilidade de alagamento de ruas e mananciais.
Estragos
Alagamentos em diversos pontos de Goiânia.
Reprodução/TV Anhanguera
O coordenador geral da Defesa Civil, Robledo Mendonça, disse em entrevista à TV Anhanguera que a Marginal Botafogo, na região do Setor Leste Universitário, precisou ser interditada por conta de um deslizamento de terra. “O lixo foi o causador desse deslizamento. A gente observa que a boca de lobo ficou entupida pela quantidade de lixo, a água passou por cima da boca de lobo e levou a terra”, explicou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, entre 19h10 e 19h30 de domingo (12), foram atendidas três ocorrências de alagamento: na Avenida Anhanguera, no Setor Central; na Rua 21 de Abril, no Setor Vila Vera Cruz; e na Avenida 87, no Setor Sul.
Além disso, os bombeiros também registraram duas quedas de árvores na Alameda Marginal Botafogo, no Setor Leste Universitário, e também na Rua Gercina Borges, no Setor Sul. Segundo Robledo, da Defesa Civil, uma casa foi alagada, próximo à Vila Xavier, mas a causa ainda será investigada.
Previsão do tempo
Em novo informativo, o Cimehgo alerta para chuvas intensas em todas as regiões do estado, inclusive na capital e entorno. Segundo o relatório, as chuvas são irregularidades e poderão vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: Últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.