“Por que o ‘Janeiro Branco’ deveria ser lembrado o ano inteiro?” por Luiz Felipe Souza

Em 2024, a palavra mais pesquisada no Google foi ansiedade, em todo o mundo. O fato é repetido no Brasil: pois em 2023 ansiedade já havia sido o termo mais buscado (aqui em nosso país). 

O Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 10% da população afetada, o que equivale a mais de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de COVID-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A realidade é mais um alerta: precisamos falar sobre Saúde Mental todos os dias do ano! 

Todos nós necessitamos uma vida emocional equilibrada! Justamente por isso é que o primeiro mês do ano é tão sintomático: divulgar nas redes sociais, nas empresas e nos ambientes sociais a importância do tema. 

Mas você sabe a importância do Janeiro Branco? É uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional. 

Inspirada por movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a iniciativa foi criada em 2014 pelo terapeuta mineiro Leonardo Abrahão. 

Seu objetivo é sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.

Janeiro é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental. Segundo o criador da campanha, “o mês é um convite para que cada pessoa reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesma”.

Luiz Felipe Souza é Hipnoterapeuta, Palestrante e Escritor sobre Saúde Mental

Adicionar aos favoritos o Link permanente.