Entrevista: Maria Ester Menegasso, secretária de Educação de Balneário Camboriú

A secretária de Educação de Balneário Camboriú, do governo de Juliana Pavan, Maria Ester Menegasso, concedeu entrevista ao Página 3 nesta semana e destacou quais são os desafios que está enfrentando ao comandar uma das principais pastas do governo municipal. 

Maria Ester é professora, foi diretora geral da Udesc em Balneário Camboriú, graduada em Serviço Social pela UFSC; especialista em Desenvolvimento e planejamento sociais pela UFRGS e em Metodologia em Serviço Social pela PUC/SP. Também é Mestre em Serviço Social pela PUC/RS e em Administração pela UFSC; além de Doutora de Engenharia e Produção pela mesma universidade. 

Ela tem bastante experiência em Balneário Camboriú, pois foi a primeira coordenadora do curso de Administração Pública da UDESC e implantou a extensão universitária na cidade.

A secretária com a prefeita e o vice (Divulgação/PMBC)

Acompanhe os planos que ela tem para a educação municipal:

JP3 – Quais são as ações que estão sendo desenvolvidas neste momento na Secretaria de Educação?

Maria Ester: No período da transição, eu tive a oportunidade de conhecer um pouco a realidade da educação no município. Agora, assumindo, com base naquilo que eu conheci na época da transição, nós voltamos a fazer um mapeamento de toda a situação. Agora, nessa última semana. Estamos trabalhando muito essa semana, identificando os principais gargalos, as principais dificuldades. Fizemos um levantamento geral, a partir de documentação, de conversa com as pessoas, de contatos, e nesse período, já elaboramos um plano que eu estou chamando de Plano de 100 dias. Foi um pedido que a prefeita fez em uma reunião do secretariado, que nós fizéssemos esse levantamento do que faríamos nesse período, levando em conta diversas áreas. A partir dessa semana nós faremos o detalhamento deste Plano dos 100 dias. Então, cada diretor na sua área, vai especificar as ações e quais são as estratégias para se atingir um resultado. Portanto, neste primeiro momento, fizemos este mapeamento, organizamos o Polo de Férias, porque a gestão anterior tinha contratado vagas em unidades particulares. 

JP3 – O Polo de Férias já está funcionando?

Maria Ester: Sim. São 11 unidades particulares, e nós fizemos a instalação de um polo de férias no NEI Santa Inês. É uma unidade nossa mesmo. Para funcionar esse polo de férias, nós contratamos professores, professores ACTs, que já tinham sido selecionados e eles seriam chamados para atuar na rede esse ano, no início do ano, então nós antecipamos a chamada deles. Chamamos 25 professores, agentes de alimentação e dois administradores. Colocamos todo esse pessoal a trabalhar no polo do Santa Inês. O polo está funcionando, está atendendo 110 crianças. É importante destacar que o polo de férias é para os alunos que já estão na rede. São alunos de várias unidades, não só do Santa Inês. E nós estamos atendendo aproximadamente 1.100 crianças nesses diversos polos, incluindo os outros 11 particulares também. E depois que nós tínhamos feito os encaminhamentos dos alunos para as unidades, chegou uma demanda de transporte. Inicialmente se dizia que nunca tinha sido oferecido o transporte para polo de férias porque não tinha demanda. Rapidamente fizemos um levantamento e acionamos o transporte escolar e temos então um ônibus que está transportando aproximadamente 100 crianças. É uma demanda mais da região sul, porque as unidades particulares estão no Centro.

Polos de férias atendendo mais de 10 mil crianças (Divulgação/PMBC)

JP3 – Agora também acontecem as matrículas e transferências…

Maria Ester: Sim, sobre as matrículas dos alunos novos logo teremos novidades. Agora também estamos com o período de transferências aberto na rede escolar municipal. O procedimento deve ser feito pelo responsável de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Secretaria de Educação (Rua Camboriú, n. 100 – Bairro dos Municípios). Os pedidos são atendidos conforme a regra dos zoneamentos, que compreende a distância entre a residência do aluno e a unidade escolar. Interessados podem solicitar a transferência se o atual endereço residencial for superior a 5 km de distância da escola de origem, no caso das crianças com até 3 anos de idade. Nos demais casos, incluindo o Ensino Fundamental, a transferência busca atender aqueles cuja moradia esteja a mais de 2 km de distância da instituição escolar. Também vamos abrir na segunda-feira (13), as inscrições para o Programa Fila Única – Educação Infantil de 0 a 3 anos. Interessados devem realizar o procedimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, também na Secretaria de Educação. As inscrições são dirigidas a crianças residentes em Balneário Camboriú com até 3 anos de idade e interesse em frequentar a Educação Infantil da rede pública municipal em período parcial ou integral. 

JP3 – Falando em educação integral, há alguma novidade sobre isso?

Maria Ester: Sim. Também estamos trabalhando na oferta e ampliação de vagas na educação integral. Nós temos o colégio Ivo Silveira, onde nós vamos fazer uma adequação para ser integral, já para este ano, no Ensino Fundamental. Além disso, vamos ter um projeto piloto, estamos nos organizando para isso, a partir de fevereiro: vai ser uma creche, educação infantil, tempo integral. Vai ser no São Judas. A comunidade de lá já estava pedindo isso e já fizeram uma pré matrícula para abrir em tempo integral, atendendo inicialmente crianças de quatro a cinco anos.

JP3 – A sua equipe já foi nomeada? (os nomes podem ser conferidos no final desta entrevista)

Maria Ester: Nomeamos diretores, temos dois departamentos diferentes. Criamos o departamento de educação especial e para-desportos. Nesse departamento, nós vamos ter uma coordenação de educação especial, uma coordenação de para-desportos e vamos ter o pessoal da educação física da rede. Para esse departamento será o diretor um professor efetivo da rede, da área da educação física e de saúde. Ele já conhece a rede e a realidade e é doutor nessa área, o departamento de educação infantil também é uma professora da rede, assim como no departamento do fundamental. Foram nomeados praticamente todos os efetivos e temos um departamento novo que foi criado que chama-se departamento de educação integral e inclusiva.

Crianças são as prioridades sempre, diz secretária (Divulgação/PMBC)

JP3 – Como esse departamento vai funcionar?

Maria Ester – Nesse departamento nós vamos tratar de toda essa parte de escola de tempo integral, do Oficinas, vamos ter uma coordenação da banda municipal, a parte das atividades complementares, e esse departamento vai trabalhar com essas temáticas meio ambiente, mudança climática, povos originários, desigualdades, essas questões do mundo. Eu estou naquela fase da estruturação dos setores, montando equipe. 

JP3 – A manutenção das escolas vai receber atenção especial?

Maria Ester – É um dos grandes problemas que a rede tinha. Tem bastante coisa que precisa ser feita.  Na reforma administrativa foi criado um departamento e o diretor é um arquiteto que vai coordenar toda a parte de manutenção de reforma nas unidades, neste momento, já para o começo do ano letivo, que inicia em 10 de fevereiro. Nós estamos também preparando o início do semestre, a parte de acolhimento aos professores, para a parte de formação e, além disso também, o ajuste do sistema, o famoso IDS, que é todo o sistema acadêmico, ajuste para que ele funcione adequadamente. No segundo dia, já fiz uma reunião aqui com a empresa que faz, que é a dona do sistema, apresentamos não só as dificuldades, mas os problemas para operacionalizar o sistema. Eles já estão reformulando, acertando, incluindo, para que a gente possa usar o sistema de uma forma mais abrangente, mais segura, inclusive, sem perder informação – pelo contrário, ampliando, porque para nós é muito importante essa coleta de dados. 

JP3 – Na reunião da apresentação dos documentos da transição, em dezembro, você falou muito da necessidade da prefeita olhar para o futuro das nossas crianças…

Maria Ester: Sim. E ela vai olhar. Ela está muito presente na Educação. Acho que a gente vai conseguir fazer um bom trabalho com esse apoio, no caso, do governo, da gestão, e ao mesmo tempo a equipe, que está pegando junto. Esperamos contar com todo o pessoal da rede, e estamos trabalhando para isso, porque o que eu digo é o seguinte: a execução da política educacional é uma responsabilidade de todos nós, não é só de quem dirige, mas é de todos. Temos que nos dar as mãos e fazer o esforço para fazer um bom trabalho, porque quem é o beneficiário disso são as crianças. A prefeita acompanha, apresenta as questões que ela considera importantes, que ao longo do tempo dela como vereadora, ela foi ouvindo, depois, na própria época da campanha, ela demonstrou não só uma vontade política de resolver isso, como uma sensibilidade muito própria para essa área. Então, eu estou bem satisfeita e empolgada de que nós vamos conseguir fazer um bom trabalho.

JP3 – Existem duas creches para transferência, na região norte, e também a reconstrução do CIEP. Vocês estão conseguindo resolver isso? A prefeita colocou como prioridade em suas falas.

Maria Ester: Pelo desejo, por aquilo que a prefeita expressa, sim. Existe uma determinação, ela está conversando, está tomando providência para que essas creches realmente venham a ser construídas, como também o CIEP Rodesindo Pavan. É uma prioridade, e ela está batalhando por isso. Com certeza, em breve, a prefeita vai se manifestar a respeito. Eu acredito porque ela tem essa disposição e também é uma necessidade, porque hoje o município compra vaga para os alunos do CIEP, que era uma escola muito importante para aquela comunidade e para nós, enquanto a Educação Municipal.

JP3 – Um ponto que sempre é discutido pela comunidade é a respeito da continuidade da compra de vagas na rede privada. Isso vai continuar?

“Minha expectativa é que nossos profissionais entendam esse momento”, diz Ester (Foto Divulgação/PMBC)

Maria Ester: Por enquanto vai. Já está encaminhado esse processo de compra de vagas e as demandas agora estão chegando. E o que nós estamos fazendo é acompanhar isso tudo, tentar fazer o melhor possível para as nossas crianças serem bem atendidas, com alimentação escolar e nesse semestre já está tudo resolvida. Hoje temos mais demanda do que oferta de vagas próprias.

JP3 –  Os uniformes já chegaram? Foi exposto que há muitos em estoque na Educação, é isso mesmo?

Maria Ester: Nós temos um quantitativo de uniformes guardados e nós vamos utilizar isso do uniforme, porque é uma questão de uso porque é recurso, foram adquiridos. É um lado de economia da cidade também, então nós vamos usar agora para o verão esse material todo e vamos adquirir dentro da nova licitação o uniforme do inverno, porque vai demorar.

Numa previsão bem otimista, será resolvido lá por maio.

JP3 – Para finalizar, como estão as expectativas para esse ano letivo?

Maria Ester: As expectativas são bastante positivas, né? Estamos tomando as providências que são necessárias para o início do ano. Ao mesmo tempo, a minha expectativa é que os profissionais da educação compreendam esse novo momento e continuem juntos nos ajudando para elevar o nível da educação no município. Contamos com que a rede toda se volte a acolher as crianças e fazer com que elas tenham a melhor educação possível no município. Eu acho que isso é a nossa grande missão: são as nossas crianças. É o futuro delas que está em construção. E a educação é a base disso tudo. Então, nós estamos trabalhando muito por isso. 

Confira abaixo o quadro de diretores da Secretaria de Educação:

  • SUSANA ULRICH, ASSESSORA EXECUTIVA
  • FRANCIELE CARVALHO TABORDA, DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • WAGNER EDUARDO ESTÁCIO DE PAULA, DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E PARADESPORTO
  • SIRLEI SOARES, DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL
  • LEONARDO MARTINS VIEIRA, DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE OBRAS E MANUTENÇÃO
  • LUCIANA COPET, DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS INTEGRADOS, 
  • VANESSA LIMA BERTOLAZZI SIMON, DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E INCLUSIVA
  • LUCIANA ROCHA LEME, DIRETORA DO DEPARTAMENTO TÉCNICO PEDAGÓGICO
  • CINTHIA RIBEIRO GODOY, ASSESSORA TÉCNICA PEDAGÓGICA
  • ISABEL CRISTINA GRAH, ASSESSORA TÉCNICA PEDAGÓGICA
  • LAURA MELLO, COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
  • DENNER LUAN DOS SANTOS, COORDENADOR DA BANDA MUNICIPAL.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.