Após desistência de indicado, Secretaria do Consumidor não será criada em Uberlândia


Mudanças no projeto de criação do novo secretariado foram enviadas pela Prefeitura de Uberlândia aos vereadores. Votação extraordinária ocorre nesta terça-feira (7).
Vereador Abatenio Marquez preferiu assumir mandato na Câmara de Uberlândia
Aline Rezende/Câmara de Uberlândia
Com a desistência do vereador Abatenio Marquez (PP), que foi indicado pelo atual prefeito Paulo Sérgio para assumir a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal em Uberlândia, o Executivo reconsiderou e não irá mais propor a criação da pasta.
Abatenio foi um dos nomes anunciados para compor o novo secretariado da Prefeitura de Uberlândia. No entanto, ele anunciou nas redes sociais nesta segunda-feira (6) que declinou por preferir honrar os compromissos na Câmara Municipal, para onde foi reeleito pelo segundo mandato consecutivo.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Com a decisão, o Município enviou uma nota à imprensa informando que, após a criação da pasta, o secretário municipal de Governo, Renato Rezende, responderia interinamente pela nova secretaria.
Mas, nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Uberlândia informou que enviou um novo projeto de lei para votação dos vereadores com mudanças na proposta da reforma administrativa municipal.
Entre elas, foi retirada a proposta de criação da Secretaria de Defesa do Consumidor, mantendo apenas a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), vinculada à Procuradoria-Geral do Município.
Secretarias desmembradas e renomeadas
O novo texto ainda trata do desmembramento da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, que agora responderão por duas pastas distintas.
Também é proposta a divisão da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação em Secretaria de Agronegócio e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio apresenta 26 secretários de governo
Licitação de funerárias é suspensa pela segunda vez em Uberlândia
Vereadores aprovam recomposição salarial de 4% aos servidores municipais de Uberlândia
O texto enviado à Câmara Municipal de Uberlândia propõe ainda a alteração do nome de duas pastas:
Secretaria Municipal de Obras, que passará a ser Secretaria Municipal de Infraestrutura
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que passa a ser Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
A sessão extraordinária para aprovação do PL da reforma administrativa, bem como da criação do benefício Tarifa Zero para estudantes que usam o transporte coletivo urbano, ocorre nesta manhã no plenário da Câmara.
Pronunciamento do vereador
O vereador Abatenio Marquez (PP) comunicou ao prefeito Paulo Sérgio e aos eleitores que declinou o convite para chefiar a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal, para o qual foi nomeado em dezembro. O anúncio foi feito pelo vereador nas redes sociais nesta segunda-feira (6). Veja o pronunciamento, na íntegra, mais abaixo.
“Declinei o convite para ser secretário. Primeiro, tenho que agradecer o honroso convite feito pelo prefeito, que muito me deixa feliz. Mas eu preferi seguir os meus eleitores, apoiadores, assessoria e família. Eles achavam que eu deveria ficar na Câmara Municipal para honrar os compromissos que fiz durante a campanha.
Nós andamos muito na cidade, muito foi dito, ouvi muito, fiz compromissos com a população e, assim, preferi ficar lá. E, assim, também ficar junto do prefeito Odelmo Leão na caminhada que ele resolva fazer.
É assim que preferi levar o meu mandato, na Câmara, representando o povo, defendendo a nossa cidade e o nosso povo. Doa a quem doer.”
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.