Suplemento alimentar para idosos: como manter a saúde na melhor idade

Com o avançar da idade, as necessidades nutricionais do corpo humano se modificam. As funções fisiológicas se alteram, a capacidade de absorver nutrientes diminui e o metabolismo se torna mais lento. É nesse contexto que o uso de suplemento alimentar para idosos aparece como uma solução para complementar a dieta e garantir uma boa qualidade de vida.

 

Frasco de compridos com capsulas espalhadas pela mesa

Suplementos alimentares para idosos ajudam na melhora da qualidade de vida, mas precisam ser usados com acompanhamento médico – Foto: Pixabay

Suplemento alimentar para idosos: por que é importante

Estar bem nutrido e com saúde é fundamental em qualquer fase da vida, sobretudo na terceira idade.

Com mudanças no metabolismo e dificuldades da absorção de complexos vitamínicos e proteicos, a implementação de suplementos alimentares torna-se uma questão de necessidade.

Os usos desse tipo de produto ajudam a compensar deficiências do corpo, causadas por doenças crônicas ou dificuldades de ingestão do próprio organismo.

Sendo assim, os suplementos alimentares para idosos contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, melhora da saúde óssea e prevenção de fraturas.

Os insumos também fazem sua parte no aumento da disposição e melhora do humor, dando mais energia para a rotina diária e ajudando os idosos a alcançarem o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Casal idoso negro sorrindo em foto na rua

Uma alimentação saudável combinada com suplementos nutricionais é um dos segredos para a qualidade de vida – Foto: Pixabay

Como os suplementos são receitados?

A melhor forma de identificar quais suplementos são necessários para cada indivíduo é consultar um médico ou nutricionista.

Esses profissionais poderão avaliar o tipo de dieta, os seus exames de sangue e as suas necessidades específicas, e indicar os suplementos mais adequados.

Por isso, vale salientar que a compra sem prescrição nem sempre é uma boa alternativa, pois o ideal é realizar frequentemente e utilizar os suplementos como fonte de reposição nutricional e não de substituição alimentar.

Quais são os melhores suplementos para idosos?

A escolha dos suplementos mais adequados para cada pessoa depende de diversos fatores, como idade, estado de saúde, hábitos alimentares e deficiências nutricionais. No entanto, alguns nutrientes são especialmente importantes para os idosos:

  • Cálcio e vitamina D: Essenciais para a saúde dos ossos e prevenção da osteoporose.
  • Vitamina B12: Importante para a produção de células sanguíneas e o funcionamento do sistema nervoso.
  • Ômega-3: Ajuda a reduzir a inflamação, proteger o coração e melhorar a função cerebral.
  • Proteínas: Essenciais para a manutenção da massa muscular.
  • Fibras: Importantes para a saúde intestinal e o controle do colesterol.
  • Antioxidantes: Ajudam a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.
Imagem de capsulas de suplementos alimentares

Vitaminas, antioxidantes e fibras são exemplos de ingredientes dos suplementos alimentares – Foto: vitaminas -suplementos

Benefícios dos suplementos para idosos

Os ganhos com a utilização de suplemento alimentar para idosos são amplos e vão da melhora na concentração ao fortalecimento do sistema imunológico.

Os benefícios dos suplementos ajudam no tratamento de doenças crônicas como a hipertensão, diabete e colesterol alto.

Veja a seguir as principais vantagens do uso de suplementos na terceira idade:

  • Fortalecimentos dos ossos;
  • Aumento da vitalidade;
  • Redução do risco de infecções;
  • Melhora das funções cognitivas;
  • Recuperação da memória;
  • Regulação do peso;
  • Controle de doenças cardiovasculares.

Como você pode perceber, os suplementos são aliados importantes para recuperar a disposição e a manter o corpo ativo, principalmente para os idosos.

Logo, encontrando o equilíbrio entre uma dieta balanceada e o uso esporádico de suplementos, é possível alcançar a longevidade com maior qualidade de vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.