Investidores apostam em terras agrícolas: o novo boom do mercado

Nos últimos anos, os investidores têm trocado seus ternos por chapéus e botas, e a razão é clara: o mercado de terras agrícolas está em ascensão. Entre 2008 e 2023, houve um impressionante aumento de 231% na compra de terras agrícolas por corretoras.

Durante o início da pandemia, as grandes firmas já possuíam cerca de US$ 9 bilhões investidos em fazendas. Hoje, esse valor quase dobrou, ultrapassando os US$ 16 bilhões. O agro está em alta.

As terras agrícolas são um porto seguro contra a inflação, oferecendo um investimento sólido e estável, com poucas flutuações. Com a previsão da ONU de que a demanda por alimentos aumentará em 60% até 2050, o valor das terras agrícolas tende a crescer ainda mais.

Nos Estados Unidos, o preço médio de 1 acre, equivalente a metade de um campo de futebol, mais que dobrou em 10 anos. No Brasil, esse valor subiu 60% em apenas três anos, entre 2020 e 2022.

Mão de obra

Apesar desse cenário promissor, há preocupações. A idade média dos agricultores está aumentando, e há temores de que seja difícil atrair jovens para o campo, especialmente com investidores ricos entrando em cena.

Embora as firmas controlem apenas 3% do mercado nos EUA, a rapidez de seu avanço tem levado a propostas de legislação no Congresso americano para proibir compras, especialmente por estrangeiros. O futuro do mercado de terras agrícolas está em jogo, e o debate está apenas começando.


#agoranovale

The post Investidores apostam em terras agrícolas: o novo boom do mercado appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.