Topazio Neto reestrutura secretarias de Florianópolis em 2025; confira o que muda

O prefeito Topazio Neto (PSD) vai trazer seis novos nomes para compor o colegiado do segundo mandato à frente da Prefeitura de Florianópolis. Com a reforma administrativa aprovada ano passado pela Câmara de Vereadores, haverá 16 secretarias de Florianópolis, considerando a extinção da Secretaria de Governo, absorvida pela Casa Civil, a união de seis pastas, a criação de outras três e a unificação das áreas de Cultura, Esporte e Lazer em uma só.

Os nomes da equipe serão anunciados na segunda-feira (6), e a posse na quarta-feira (8). Na tarde desta sexta-feira (3), Topazio reúne os secretários que compõem a gestão atual para um café, e para agradecer aos membros da equipe. Até o momento, a única novidade confirmada é a chegada de Bruno Souza (PL), que vai assumir a Secretaria de Assistência Social.

Topazio Neto acerta com seis novos nomes para compor o colegiado das secretarias de Florianópolis em 2025

Topazio Neto acerta com seis novos nomes para compor o colegiado das secretarias de Florianópolis em 2025 – Foto: Allan Carvalho/PMF/ND

De acordo com o prefeito, a prioridade da reforma não foi gerar economia, afinal, as mudanças impactarão em cerca de R$ 2 milhões nos quatro anos da gestão. “A economia acontece, mas não foi o foco, até porque nossa estrutura era enxuta, até quando comparada com os municípios da região. O foco foi dar agilidade e evitar sobreposição”, disse o prefeito.

Dentre as novidades, foi criada a Secretaria Executiva de Gestão por Resultado, que vai acompanhar os indicadores dos projetos em desenvolvimento na cidade, a exemplo dos prazos com os quais a gestão se comprometeu e o andamento das obras. “Vai cuidar de toda gestão do município e das secretarias, bem focada em métricas”, destacou o prefeito.

Outra novidade é a Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade que, segundo Topazio, vai focar nas questões de mobilidade, sob o ponto de vista da inteligência e da estratégia. “Se precisar de obras de mobilidade, quem vai fazer é Secretaria de Infraestrutura, se precisar de reforço na fiscalização ou na Guarda, quem vai fazer é a Segurança, mas essa secretaria vai acompanhar os pontos de estrangulamento, desenhar novas soluções, agregar tecnologia na gestão da mobilidade, como câmeras inteligentes, sincronismo nas sinaleiras”, explicou o prefeito.

Ele também detalhou que a nova Secretaria de Projetos Estratégicos da Cidade será como “um arquiteto” da Capital para organizar e coordenar projetos necessários, trazendo uma visão de futuro. Essa pasta será conduzida por Michel Mittmann. De acordo com o prefeito, ainda falta confirmar alguns nomes da futura equipe, porém o colegiado não sofrerá grandes mudanças. Ele considera essencial trazer sangue novo para a gestão e sustenta que os escolhidos são pessoas alinhadas com os compromissos que assumiu na campanha.

“Assumi compromissos fortes em Mobilidade, Saúde, Educação e Assistência Social e estou trazendo pessoas para me ajudarem nesse trabalho”, disse o prefeito, indicando que pode apresentar novos nomes nestas áreas, a exemplo do anúncio na Assistência Social.

Mudanças nas secretarias de Florianópolis

EXTINTA:

  • Secretaria de Governo foi extinta e as atividades serão absorvidas pela Casa Civil.

REESTRUTURAÇÕES:

  • Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (união da Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano)
  • Infraestrutura e Manutenção da Cidade (união da Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana e da Secretaria de Infraestrutura e Transporte)
  • Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação (incorpora turismo na mesma pasta com inovação e desenvolvimento econômico)
  • Cultura, Esporte e Lazer (unifica as áreas de cultura, esporte e lazer, que antes também tinha o turismo)

NOVAS SECRETARIAS EXECUTIVAS:

  • Gestão por Resultado
  • Operações de Mobilidade
  • Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais
  • Projetos Estratégicos da Cidade

“A economia acontece, mas não foi o foco, até porque nossa estrutura era enxuta, até quando comparada com os municípios da região. O foco foi dar agilidade e evitar sobreposição.” — Topazio Neto, prefeito de Florianópolis

São José e Biguaçu confirmam que haverá mudanças

A reportagem também procurou gestores de São José, Palhoça e Biguaçu para conhecer e apresentar eventuais mudanças. A Prefeitura de São José informou que haverá uma reforma, porém, as mudanças serão anunciadas em breve. Em Palhoça, a princípio, não haverá novas nomeações. Já em Biguaçu, haverá alterações. Conforme a assessoria do município, a estrutura administrativa do município é a mesma desde 2015, passando por reformas pontuais nos últimos anos.

Na próxima semana será encaminhado um projeto de lei complementar à Câmara de Vereadores, com mudanças, conforme a gestão, visando maior eficiência na prestação de serviços públicos. “A reforma também inclui a reestruturação das secretarias, mudanças nas nomenclaturas de cargos e alteração do corpo de secretariado. A conclusão da reforma está prevista para o final de janeiro”, informou a assessoria da Prefeitura de Biguaçu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.