Catarinense começa o ano pagando mais caro no gás natural

As tarifas de gás natural em Santa Catarina foram reajustadas em média 6,1% e passaram a vigorar nesta quarta-feira (1º), conforme autorizado pela Aresc (Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado).

Estação da SCGÁS – Foto: SCGás/Divulgação/ND

Segundo a SCGÁS, o aumento do gás natural foi impulsionado pela alta de 23% no dólar no segundo semestre de 2024, mas medidas de gestão evitaram um impacto ainda maior, que poderia ter chegado a 13%.

O reajuste foi diferenciado por categoria: os consumidores residenciais tiveram o menor aumento, de 3,3%, seguidos pelo setor comercial, com 4,2%. Já os segmentos industrial e veicular enfrentaram correções de 6,1% e 6,5%, respectivamente.

A SCGÁS apontou que a guerra entre Rússia e Ucrânia disparou o preço da molécula no mercado internacional, e, apesar da estabilização recente, os valores do gás natural continuam elevados. Além disso, há uma concentração de mercado no Brasil, com a Petrobras dominando a produção, o que limita a concorrência e dificulta a redução de preços.

Apesar de alternativas como o gás importado, a crise global mantém os custos elevados, mesmo com o terminal de importação em São Francisco do Sul já em operação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.