Confira como foi a posse de Juliana, Nilson e dos 19 vereadores

A sessão solene que empossou a prefeita Juliana Pavan, seu vice Nilson Probst e os 19 vereadores da 15ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, lotou o Centro de Eventos Júlio Tedesco na quarta-feira (1/1), com a presença de familiares e amigos. 

O prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, pai de Juliana, que horas antes havia sido empossado, prestigiou o evento que recebeu cobertura especial do Página 3, através da repórter Renata Rutes.

Discurso da prefeita

A prefeita foi aclamada pela plateia, que cantou seu jingle (‘Vem com Juliana’). No discurso, ela  falou sobre transparência, transformações estruturais que pretende realizar e garantiu que publicará mensalmente quanto realizou de seu plano de metas.

Ela falou da relação com a imprensa, que pretende ser próxima e transparente e também que não quer os vereadores “passando a mão em sua cabeça”, mas que lhe tragam a verdade da cidade. 

Juliana disse que valorizará o servidor público e que todos serão ouvidos porque busca ter um mandato participativo. “A cidade não tem dono, quem manda na cidade é o povo, é o trabalho. A saúde e a educação eram meus principais focos na Câmara e irei tirar do papel alguns projetos que eu queria fazer, mas que enquanto vereadora não podia. Não serei prefeita de gabinete e sim estarei nas ruas. Os bairros não serão esquecidos. Balneário Camboriú viverá um novo momento. Agradeço e valorizo a oportunidade de ser a primeira prefeita de Balneário Camboriú”, afirmou.

Antes da cerimônia, Juliana falou com o Página 3 e destacou o quanto estava feliz e que queria abraçar ‘todos que estavam lá’. Ela destacou que a posse reafirma que a democracia venceu e que as pessoas esperam para os próximos quatro anos um governo pautado em resultados. “A gente sabe que a cidade tem inúmeros desafios para serem resolvidos, mas agora é olhar para a frente, caminhar com firmeza, tomar as decisões corretas, com muita sabedoria, para trazer um impacto positivo na vida das famílias. Ainda pela manhã, na passagem de cargo, eu deixei muito claro que eu trago para a prefeitura, para esse governo, a determinação, a coragem, a garra da mulher, mas mais do que isso, a sensibilidade de uma mãe, da proteção, do cuidado, e é isso que nós vamos fazer a partir de agora com Balneário Camboriú – cuidar de fato dessa cidade”, finalizou.

O que falou o vice

O vice-prefeito, Nilson Probst, enalteceu que tem muitas mulheres para agradecer – sua esposa e filhas e também Juliana Pavan. “A nossa união política demonstra que a nova prefeita dialoga e respeita as lideranças, que vai ouvir os partidos na cidade”, afirmou. 

Probst também citou Ulysses Guimarães, destacando que o povo convocou ele e Juliana para mudanças e que está pronto para arregaçar as mangas, trabalhar e realizar o que a cidade espera. “Balneário Camboriú tem pressa e vamos governar para todos”, afirmou.

Juíza eleitoral destacou a importância das mulheres na política

A juíza Débora Fernanda Gadotti Farah, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, também discursou e apontou que estava se sentindo muito honrada em falar em uma posse, principalmente por ser a da primeira prefeita eleita de Balneário Camboriú. 

Ela destacou que a prefeita, seu vice e os 19 vereadores precisam ouvir o povo e as necessidades de cada um que depositou confiança através do voto. 

Débora falou também da presença das mulheres na política e disse que é essencial e fortalece a democracia ,com o olhar que só mulher sabe ter (destacou as vereadoras Ciça Muller e Jade Ribeiro). 

Citou que o TRE fez várias campanhas contra a violência de gênero e que não vai tolerar nenhum tipo de violência ou preconceito. 

Desejou que as trajetórias dos empossados sejam marcadas por conquistas e avanços. “Nem à frente e nem atrás e sim ao lado de cada grande homem sempre existe uma grande mulher”, foi a frase que encerrou o discurso da juíza.

Jair Renan falou ao Página 3

O vereador mais jovem e bem votado dessa legislatura (3.033 votos), Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, normalmente não fala com a imprensa, mas aceitou dar uma declaração ao Página 3. 

Ele se disse feliz e emocionado por ser empossado vereador na cidade. “É muita felicidade, não dá para segurar, provavelmente vai cair mais lágrima, porque é um sonho que eu vou realizar e ainda mais representando Balneário Camboriú, uma cidade conservadora, do estado mais conservador do Brasil, então é uma honra, é uma responsabilidade e se Deus quiser, vai dar tudo certo”, afirmou.

As duas mulheres do Legislativo

O Página 3 também ouviu as duas mulheres eleitas na Câmara, Jade Martins Ribeiro e Ciça Muller. 

Jade opinou que é um momento histórico que a cidade vivencia e agradeceu o privilégio de fazer a fala em nome das mulheres (dela e Ciça) e ainda de seu partido, o MDB. 

Em seu discurso ela fez justamente o resgate, revisitando a história e comentando que em 60 anos de emancipação a cidade chega somente agora ao número de 9 vereadoras eleitas. “E, passados 60 anos, a gente tem a primeira mulher prefeita. E depois de 2005 a gente consegue dobrar a bancada feminina novamente na Câmara. Então eu vejo que isso, claro, é um momento de comemoração, mas vem junto de uma responsabilidade muito grande nossa de trilharmos esse caminho e encorajarmos outras mulheres a também seguirem. E não só na questão político-partidária, mas a gente é referência em tantos outros setores que a gente possa então também trazer essas mulheres para a discussão político-partidária e que elas se sintam à vontade nesse ambiente. Essa é a nossa responsabilidade, eu acredito que a gente vai fazer um belo mandato e tendo agora uma prefeita eleita também como protagonista dessa história, isso reforça ainda mais”, comentou.

Por sua vez Ciça Muller, eleita pelo PDT, opinou que é um novo momento para Balneário Camboriú, e destacou a importância do olhar e da presença da mulher na política. 

“Eu vejo com ótimos olhos o espaço da mulher na política, o diálogo e nossas habilidades sendo colocadas em prática num ambiente que, predominantemente, sempre foi masculino. Sei que Balneário Camboriú é uma cidade cosmopolita em vários aspectos e a gente precisa avançar também nesse assunto. Fico muito feliz de ser uma das vereadoras, mas acredito que nós podemos, na próxima vereança, ter mais mulheres também na Câmara de Vereadores”, afirmou.

Discursos dos vereadores

Alguns vereadores puderam falar por até cinco minutos, representando seus partidos. Nem todos quiseram fazer uso da palavra, a exemplo de Eduardo Zanatta (PT) e Alessandro ‘Teco’ (DC). 

Guilherme Cardoso

Guilherme Cardoso falou pelo PL, destacou os 18 mil eleitores que votaram em seu partido e disse que o propósito na Câmara é transformar o desejo da comunidade em realidade, pois o partido representa a voz da população. Ele  destacou a necessidade de existir independência do Legislativo e reclamou da ‘tentativa rasteira’ de tirar os vereadores do PL (um processo que pede a cassação de toda a chapa do PL, sob alegação de fraude à cota de gênero).

Ele foi rebatido por Jade, falando pelo MDB, que apontou o quanto as mulheres precisam de fato ter voz política e não serem meramente “laranjas” escolhidas preencherem cotas. 

Guilherme Cardoso também adaptou a frase de Jair Messias Bolsonaro em seu discurso e declarou que “Balneário Camboriú está acima de tudo”. 

Ricardinho da Saúde

Ricardinho da Saúde falou pelo PRD, agradeceu os votos e às pessoas que acreditaram que ‘o sonho poderia ser realidade’. 

Ele relembrou que é enfermeiro e que trabalhou nos últimos 9 anos como diretor de enfermagem do Hospital Municipal Ruth Cardoso, ‘com responsabilidade e amor, assim honrando a profissão’. 

Prometeu que continuará dessa forma como vereador e que agora troca jaleco por paletó, mas que seu coração ‘seguirá pulsando para cuidar da saúde das pessoas’ e que pretende ‘continuar a construir políticas públicas voltadas para a saúde’. 

Samir Dawud

Samir Dawud, do Cidadania, apontou em seu discurso que a palavra que carrega é gratidão. Se comprometeu a focar no melhor para a cidade e se declarou independente (que não será da base e nem da oposição)  – numa espécie de ‘preparação’ para seu voto na Mesa da Câmara que ocorreu duas horas depois.

Ele  votou com a base de Juliana e ajudou a eleger Marcos Kurtz, mas um dos motivos que circularam nos bastidores é que, como descendente de palestinos, não apoiaria políticos que defendem o genocídio de Israel contra seu povo.

Naifer Neri

Naifer Neri, do NOVO, afirmou que a posse foi um momento marcante e que o enche de confiança, traz conforto e tranquilidade. Destacou o orgulho por ser do NOVO e apontou seus ‘valores e princípios inegociáveis’, respeitando o dinheiro de quem produz. 

Ele também agradeceu Lucas Gotardo (ex-vereador de seu partido e que foi candidato a prefeito) e disse que não chegou sozinho. 

Assim como Samir, também se declarou independente e disse que ‘não será parte do governo e nem da oposição’. Naifer também votou com a base e elegeu Kurtz na presidência da Câmara, apesar de se abster de votar em Eduardo Zanatta (PT) como primeiro secretário.

Bola Pereira

O vereador mais idoso e experiente da atual Legislatura, Aldemar ‘Bola’ Pereira, foi o presidente da sessão da posse e também da sessão para eleger a Mesa Diretora da Câmara. 

Ele apontou a emoção e alegria que estava sentindo e que, mesmo em seu sexto mandato (um como vice-prefeito, um como vereador suplente e quatro como vereador eleito) ainda se sente nervoso, honrado e feliz. 

“Desde a emancipação de Balneário ficou esse muro invisível que as duas cidades não se comunicam e agora com o Pavan prefeito em Camboriú, e a filha prefeita em Balneário, as cidades mãe e filha terão a oportunidade de resolver as questões que dependem de Camboriú para Balneário e as questões que dependem de Balneário para Camboriú, então estou muito feliz, pois é um momento ímpar. Não estou deslumbrado não, de jeito nenhum, mas estou muito feliz. Para mim parece que é a primeira vez que eu estou me elegendo”, informou.

Marcos Kurtz

Marcos Kurtz, que depois da posse foi eleito presidente do Legislativo, falou em nome de seu partido, o Podemos, citando sua estrutura familiar e agradecendo a toda família, colaboradores e amigos. 

“O desafio era que o Podemos não iria eleger ninguém e elegeu sim. Agradeço aos 10 candidatos do partido, que me ajudaram a estar na Câmara, e quero dizer que esse time terá espaço de trabalho, sim”, comentou. 

Pavan prestigiou a posse da filha

Leonel Pavan, que já ocupou todos os cargos eletivos exceto o de Presidente do Brasil, foi empossado em Camboriú às 14h e fez questão de ir ao Centro de Eventos para a posse da filha. 

“A sensação é  indescritível, né? Eu não posso reclamar de nada no dia de hoje. Tudo foi muito bem organizado, a minha posse foi um momento histórico, importante. Eu cheguei de Tobatta, recordando os 30 anos atrás, quando o Jozias (seu vice) subia na minha Tobatta, quando era criança, e agora virou meu vice. E agora participo da posse da minha filha. Nossas duas cidades têm uma ligação familiar, e o compromisso era justamente derrubar o muro imaginário”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.