Taxa Selic deve voltar a 15% pela 1ª vez desde 2006

A taxa básica de juros, a Selic, deve alcançar 15% ou mais em 2025, patamar que não é registrado desde 2006. Atualmente, o juro está em 12,25% ao ano, mas a autoridade monetária indicou que irá aumentá-lo em 2 pontos percentuais. De acordo com o Boletim Focus, os agentes financeiros preveem uma alta para pelo menos 15% em julho.

Essas estimativas fazem parte do último relatório do Banco Central (BC), divulgado na segunda-feira (30). No entanto, algumas previsões são mais pessimistas. O Santander Brasil, por exemplo, acredita que será necessário elevar a Selic para 15,50% até meados de 2025. O BTG, por sua vez, projeta que a taxa básica terminará o próximo ano em 15,25%, enquanto a mediana das projeções para o fim de 2025 é de 14,75%.

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, assume o comando da autoridade monetária em 2025 pressionado, após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sob sua liderança, a Selic deve sofrer pelo menos dois aumentos nos primeiros meses do ano. Ele não ficará imune a críticas dentro do PT, que já se manifestou contra a atual política monetária. O Comitê de Política Monetária (Copom) já sinalizou que elevará a taxa nas duas próximas reuniões, com o juro base terminando 2024 a 12,25% ao ano. Em janeiro e março de 2025, o colegiado deve aumentar a Selic em 1 ponto percentual em cada reunião.

Após a última decisão do Copom em dezembro, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, fez duras críticas à política monetária e defendeu que o Brasil precisa de uma nova abordagem. Ela também criticou Roberto Campos Neto, ex-presidente do BC, que deixou o cargo em dezembro de 2024, acusando-o de fazer “terrorismo” para justificar uma alta ainda maior na taxa de juros. Apesar das críticas, os votos dos diretores indicados por Lula tiveram maior peso nas últimas reuniões do Copom, como confirmou Galípolo, que afirmou que a transição de cargo com Campos Neto ocorreu de forma amigável e sem influência externa.

As projeções dos agentes financeiros indicam que a Selic permanecerá acima de 2 dígitos até pelo menos o final de 2026, o que significaria cinco anos consecutivos com a taxa acima de 10%. A Selic ultrapassou a marca de 10% em fevereiro de 2022.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.