Nesta quarta-feira (20), o Rio Grande do Sul registrou a 51ª morte causada pela dengue em 2024, com um novo óbito reportado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). A vítima, uma mulher de 91 anos com condições médicas pré-existentes, faleceu em Novo Hamburgo em 27 de março.
O município apresenta uma incidência de 2.204,2 casos prováveis de dengue por 100 mil habitantes, conforme dados mais recentes da SES. Até o momento, o estado contabiliza 42.084 casos confirmados da doença neste ano, contrastando com os 8,7 mil casos registrados no mesmo período de 2023. Já o país passou de mil mortes (veja abaixo).
Apenas 31 dos 497 municípios gaúchos não estão infestados pelo mosquito transmissor da dengue, com o governo do RS declarando situação de emergência em 12 de março.
A Secretaria Estadual da Saúde reforça a importância de buscar atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas da doença e destaca a necessidade de uso de repelente para proteção individual contra o mosquito Aedes aegypti.
Brasil supera mil mortes por dengue
O Brasil superou mais de 1.000 mortes por dengue de janeiro até esta quarta-feira (3). De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079.
Conforme o painel, 1.531 mortes estão sob investigação e os casos somam 2,6 milhões.
Nessa terça-feira (2), o ministério informou que oito unidades federativas brasileiras estão com tendência de queda no número de casos de dengue. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal.
“Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.
Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em 12 estados, os números estão estáveis.
Apesar do cenário, o Ministério da Saúde diz que é preciso continuar a vigilância contra a doença.

Edição: Carolina Pimentel
The post RS contabiliza 51 mortes por dengue; país supera 1 mil appeared first on Agora No Vale.