Exames detectam bactéria em torta fria que intoxicou pessoas em Pelotas

Os primeiros exames realizados após os casos de intoxicação alimentar registrados em Pelotas, no Natal, identificaram a presença da bactéria estafilococos coagulase positiva em tortas frias de frango. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), com base em laudos do Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen).

As cepas isoladas e amostras do alimento serão enviadas ao Laboratório de Enterotoxinas da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais, para análises que confirmarão se a bactéria produziu toxinas responsáveis pelos sintomas relatados, como febre, náusea, vômito, diarreia e dor abdominal.

De acordo com especialistas, a presença dessa bactéria indica falhas na manipulação, como contaminação por lesões nos manipuladores, superfícies ou matérias-primas. Autoridades reforçam a importância de boas práticas de manuseio e armazenamento para evitar toxinfecções alimentares.

Até o momento, 92 pessoas relataram sintomas após consumir a torta. Amostras de alimentos e materiais biológicos dos afetados estão sendo analisadas para identificar o agente responsável. Enquanto isso, a Vigilância Sanitária realizou inspeção no estabelecimento produtor, que segue operando, mas afirma estar conduzindo testes internos sobre o ocorrido.

The post Exames detectam bactéria em torta fria que intoxicou pessoas em Pelotas appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.