A onda do “verde e amarelo” em territórios estrangeiros é cada vez maior. O número se aproxima da casa dos 5 milhões de brasileiros morando fora — batendo um recorde de emigração. Outro fator é a saída de pessoas mais jovens e consideradas inteligentes. Por outro lado, aumenta a imigração de estrangeiros, em especial argentinos e venezuelanos.
Para se ter uma ideia, se todos os brasileiros que estão no exterior formassem um estado, superariam a população da Paraíba.
Qual é o motivo da ida?
Um dos principais fatores e óbvios é a busca por melhores condições econômicas, culturais e sociais. Os profissionais jovens e qualificados preferem imigrar para os países mais desenvolvidos, já que o Brasil não investe tanto em pesquisa e inovação. Esse fenômeno é chamado de “fuga dos cérebros”. O principal destino dos brasileiros tem sido os EUA — 45% dos imigrantes vão para lá.
Será que ainda pode piorar?
Esse movimento parece ser uma tendência entre os jovens brasileiros: 76% deles têm vontade de deixar o nosso país.
Chegada
Na direção contrária… O número de “hermanos” vindo morar no Brasil cresceu 20% em 2022. Já são quase 100 mil com cidadania brasileira. Número superado se considerado os irregulares.
Além deles, os venezuelanos também adotaram o Brasil. Pelo terceiro mês seguido, o País bateu recorde na entrada de venezuelanos em seu território. Em março de 2024, 17.471 migrantes entraram no País. O levantamento é da OIM (Organização Internacional para as Migrações).
O número, que considera principalmente as entradas pela fronteira em Pacaraima, no Norte de Roraima, representa aumento 0,32% em relação ao mês anterior e 3% em comparação a janeiro deste ano.
O total de estrangeiros que entraram no País em março deste ano é o maior registrado desde março de 2021, quando a OIM passou a disponibilizar os dados mensais da migração venezuelana no Brasil.
——————————————————–
#agoranovale
The post Mais brasileiros no exterior, mais argentinos e venezuelanos aqui appeared first on Agora No Vale.