Sistema FIESC atendeu mais de 50 mil trabalhadores da indústria no oeste

No total, foram 54 municípios atendidos pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) na região oeste de Santa Catarina em 2024. Tanto para a área de educação quanto na de saúde, 931 empresas utilizaram os serviços da entidade, o que representou 53.247 trabalhadores beneficiados. O objetivo do sistema FIESC é defender e apoiar a indústria catarinense.

Durante o ano, o SESI ofereceu ensino básico para 3.988 alunos em 159 turmas; Ensino Médio para 356 alunos em 6 turmas; educação continuada para 2.532 alunos em 126 turmas; e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 1.100 alunos em 27 turmas.

Na área da saúde, o serviço atendeu 50.396 trabalhadores de 783 indústrias. Em segurança e saúde no trabalho foram 43 mil trabalhadores em 323 indústrias, promoção da saúde para 33 mil trabalhadores em 201 indústrias e saúde assistencial para 18 mil trabalhadores em 259 indústrias.

Na esfera do SENAI foram realizados cursos técnicos para 1.018 alunos em 35 turmas, cursos profissionalizantes para 6.877 alunos em 302 turmas, além de aprendizagem industrial para 2.558 alunos em 98 turmas.

INVESTIMENTOS

O vice-presidente da Região Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Waldemar Schmitz, salientou como a entidade cooperou com a região. “Com uma visão do futuro, a FIESC realizou importantes investimentos em suas unidades do SESI e SENAI no oeste, neste ano. Ao modernizar as estruturas físicas e ampliar a oferta de serviços, a Federação demonstrou seu comprometimento em preparar a indústria para os desafios. Por meio da educação, saúde e outras iniciativas, contribuímos para o desenvolvimento sustentável.”

De acordo com o gerente do SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti, em 2024, a FIESC investiu na modernização das unidades na região e operou com 501 colaboradores. O SESI e o SENAI ampliaram a oferta de cursos com qualificações diversificadas para atender às demandas de diferentes setores da região, como também a proposta de robótica nos municípios para alunos dos últimos anos do ensino fundamental. Entre os destaques, ainda, foram realizadas capacitações focadas em saúde e segurança no trabalho para a promoção da saúde do trabalhador.

O ano também foi marcado pelo novo do Instituto de Alimentos e Bebidas, a nova unidade do SENAI em Pinhalzinho e investimentos significativos na estrutura do SENAI em Chapecó. Outro avanço importante foi a revitalização do Senai de Xanxerê.

“As obras incluíram a construção de novos laboratórios, a aquisição de equipamentos de última geração, a locação de veículos, acessibilidade, a renovação de climatizadores, novos ambientes de atendimento e a ampliação das salas de aula. Com esses investimentos, a Federação busca oferecer aos trabalhadores da indústria uma formação cada vez mais completa e alinhada às demandas do mercado”, especificou o gerente.

Carminatti frisou ainda que a FIESC ampliou a oferta de serviços de saúde, como consultas médicas e odontológicas para os trabalhadores e suas famílias. “Esses investimentos são fundamentais para garantir a competitividade das empresas da região, pois reduzem os riscos do trabalho de acordo com a legislação brasileira, melhoram o bem-estar dos trabalhadores, previnem doenças, promovem a reabilitação e oferecem vacinação em dia,” explicou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.