Após quatro mandatos de vereador Nilson Probst assume como vice-prefeito de Balneário Camboriú

Nilson Frederico Probst, 59 anos, natural de Petrolândia, casado, 5 filhos, 3 netos, policial civil aposentado, vereador por quatro mandatos, bacharel em Direito e Ciências Contábeis, pós-graduado em Direito Penal; Processo Penal; Gestão de Cidades e Gestão e Administração do Trânsito assumirá como vice-prefeito de Balneário Camboriú em 1 de janeiro.

Confira o que ele tem a dizer nessa entrevista ao Página 3.

Página 3 –  Neste primeiro dia do ano, o Sr. assume a vice-prefeitura de Balneário Camboriú. Como descreve este momento?

Nilson – É um momento importante da minha vida… depois de ser vereador por quatro mandatos, tive o privilégio da população e os partidos aliados à nossa coligação, terem escolhido o meu nome para ser vice-prefeito. Ser vereador e vice-prefeito em Balneário Camboriú é algo especial. Então fico muito feliz e tenho certeza que assim como vereador por quatro mandatos, vou continuar trabalhando muito, agora na função de vice-prefeito da nossa cidade.

Página 3 – Como o Sr. avalia hoje aquela pré-campanha difícil e a situação partidária?

Nilson – A pré-campanha foi, sem dúvida, um grande desafio. Passamos por muitos obstáculos e enfrentamos dificuldades nem sempre visíveis ao público, que exigiram muita resiliência e união. Tivemos que lutar contra forças políticas em diferentes níveis – municipal, estadual e até federal – que tentaram nos desestabilizar. Mas foi justamente essa luta que nos fortaleceu. Quanto à situação partidária, acredito que a nossa base sempre foi sólida. Fui parte de um time que sabe aonde quer chegar e que não se deixa abalar facilmente. A prova disso, é o nosso resultado no dia 6 de outubro. 

Página 3 – Qual foi o momento em que o Sr. acreditou que seria mesmo o vice-prefeito de BC?

Nilson – Quando nós fechamos o encaminhamento com a Juliana e os demais partidos da coligação, onde ficou definido que o meu nome deveria ser para vice-prefeito ao lado da Juliana prefeita. Obviamente que ainda precisávamos ganhar a convenção do partido, e assim o fizemos, ganhando com ampla maioria. E também, com a receptividade e o carinho da população.

Página 3 – O que o Sr. gostaria de destacar daquela campanha?

Nilson – Se eu pudesse destacar algo da nossa campanha, seria a mobilização que conseguimos realizar com a nossa comunidade. A campanha foi marcada por contato direto com as pessoas, com muitas conversas, escuta ativa e ações em que conseguimos mostrar de forma clara os nossos compromissos com o futuro da cidade. Foi um período de intensa troca de experiências e desafios, mas também de muita força e união. 

Página 3 – Historicamente, os vice-prefeitos não chegam ao final do mandato. Está disposto a mudar esse histórico?

Nilson – Isto não irá acontecer de maneira alguma. Quando sentamos e conversamos com a Juliana, dissemos qual seria nosso papel como vice-prefeito, e que não queríamos ser apenas um nome figurativo. Queremos participar efetivamente, para que possamos realizar a melhor gestão da história de Balneário Camboriú. Estaremos ao lado da Juliana, trabalhando incansavelmente.

Página 3 – Vice-prefeito é um cargo de espera tradicionalmente. Qual será a sua área de atuação na prefeitura? 

Nilson – Minha área de atuação será como vice-prefeito, ajudando em todos os atos e momentos, no que for possível, para que tenhamos um grande governo. 

Página 3 – Pela primeira vez na história de Balneário Camboriú, um vice-prefeito trabalhará subordinado a uma mulher. Qual  é sua expectativa?

Nilson – Eu tenho uma relação muito boa com a Juliana, de muita parceria e respeito mútuo. Não tenho nenhum problema em ser subordinado a uma mulher. Nos meus 16 anos de Câmara, o meu gabinete na maioria sempre foram mulheres, em casa tenho 3 filhas e uma esposa, então sou acostumado a viver no meio de mulheres. Além disso, eu sei me posicionar, sei que a prefeita é a Juliana Pavan e, como eu já disse, estarei disposto em auxiliá-la no que for preciso para fazer o melhor governo da história de Balneário Camboriú. Estamos aqui para somar e, juntos, buscar soluções eficazes para os grandes desafios da cidade. 

Página 3 – O Sr. acompanhou o trabalho das equipes de transição, o que mais lhe surpreendeu?

(Divulgação)

Nilson – Sim, acompanhei de perto o trabalho de transição, participei de diversas reuniões, onde nossa comissão buscou todas as informações possíveis. O que mais nos surpreendeu foi que havia um encaminhamento por parte do prefeito Fabrício, de que a reforma administrativa seria encaminhada ainda neste governo para que no início de 2025 estivéssemos com ela aprovada, mas novamente ele deixou de cumprir com a sua palavra. Na semana das últimas sessões da Câmara de Vereadores, ele anunciou que a pedido político dos próximos vereadores, ele não iria encaminhar o projeto para aprovação, ou seja, deixou claro que a intenção seria prejudicar o próximo governo, mas nós iremos trabalhar e mostrar pra população que faremos o melhor para Balneário Camboriú. 

Página 3 – Quais serão as primeiras mudanças do novo governo?

Nilson – As primeiras mudanças do nosso governo estarão focadas nas áreas que mais afetam a vida da população: a saúde e a educação. Infelizmente, a saúde pública de Balneário Camboriú, está em um estado crítico. Nosso hospital está em condições deploráveis, e é inadmissível que a nossa população sofra com a falta de estrutura e atendimento adequado. Vamos agir de forma imediata para reorganizar e melhorar os serviços de saúde, garantindo mais qualidade e dignidade para quem precisa e também para os profissionais da saúde que hoje se encontram totalmente desmotivados. Além disso, a educação também é uma prioridade. Essas mudanças não podem esperar, e é compromisso nosso começar a transformação desde o primeiro dia de governo. 

Página 3 – Algo mais que o Sr. queira destacar?

Nilson – Quero aproveitar o espaço para agradecer à população de Balneário Camboriú por confiar em mim e na Juliana, por acreditar em nossas propostas e, acima de tudo, caminhar ao nosso lado. Tenho um compromisso firme com todos vocês e com a nossa cidade. Este governo será feito com muito diálogo, transparência, responsabilidade e dedicação. Meu agradecimento é sincero e minha motivação é ainda maior para honrar essa confiança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.