Vida UFSC: servidor das fortalezas se aposenta após 54 anos de dedicação à Universidade

Hamilton começou na UFSC em 1970. Foto: Divulgação/SeCArtE/UFSC

O servidor José Hamilton Hames, da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), setor vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esportes (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), se aposentou com uma história que percorre mais de meio século. Seu Hamilton, como é conhecido pelos colegas, nasceu em Lages (SC), mas com nove anos se mudou para São José, onde vive até hoje. Hamilton bateu o ponto em seu primeiro emprego com 21 anos, em 1° de março de 1970. Naquele momento, começou a trabalhar como servente de copeiro, no Restaurante Universitário da UFSC, em Florianópolis.

Hoje, 54 anos depois, na CFISC, Hamilton se prepara para a aposentadoria. Além de servente de copeiro, ele também trabalhou no setor de Odontologia, no Centro de Ciências de Educação (CED), no Projeto Rondon, no Departamento Artístico Cultural (DAC) e, finalmente, nas fortalezas geridas pela UFSC.

“O setor que mais gostei de trabalhar foi o das fortalezas, porque não ficava sentado atrás de uma mesa.” Depois de quase 20 anos trabalhando nas construções, o que Hamilton mais destaca são as aventuras que viveu e a gratidão que sente pelos seus colegas de departamento, com quem teve uma relação de admiração que se tornou amizade.

Na sexta-feira, 22 de março, foi realizada uma confraternização na SeCArtE para homenagear a passagem de Hamilton pela UFSC. O colega teve a chance de se despedir e relembrar momentos marcantes de sua trajetória.

Em 2010, Hamilton disse em depoimento no documentário As Fortificações da Ilha de Santa Catharina: “adoro o serviço que eu faço”.

Maria Clara Sebben, estagiaria de jornalismo CFISC/UFSC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.