Quaest: popularidade de Janja em queda livre

A aprovação popular de Janja apresenta uma trajetória de queda livre nestes dois anos de mandato de Lula. De acordo com uma pesquisa inédita Genial/Quaest, o conceito positivo dos brasileiros em relação à mulher do presidente é hoje a metade do que já foi.

Ante a pergunta “qual a sua opinião sobre a primeira-dama, Janja?”, apenas 22% cravaram “positiva” (eram 41% em fevereiro de 2023), enquanto 38% responderam “negativa” (eram 19%) e 30% disseram “regular”. São índices piores que os do marido.

Na mesma pesquisa Quaest, o governo Lula foi avaliado positivamente por 33% dos entrevistados e negativamente por 30%. Até agora, portanto, o assumido objetivo de Janja de “ressignificar o conteúdo do que é ser uma primeira-dama” não foi ainda bem-sucedido. Ao menos em termos de popularidade.

Quem analisa a pesquisa nos detalhes nota que a aprovação de Janja no Nordeste caiu de 56% para 29% nestes quase dois anos. Entre os evangélicos, a opinião positiva sobre ela é de apenas 18% (era 30% em fevereiro de 2023).

Quando o recorte é por idade, é entre os mais jovens, aqueles na faixa entre 16 e 24 anos, que a primeira-dama faz menos sucesso. Ali, sua avaliação positiva caiu de 41% para 18% nesses quase dois anos.

A pesquisa foi feita presencialmente entre os dias 4 e 9 de dezembro com 8.598 pessoas em todo o país e tem uma margem de erro de um ponto percentual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.