Verão será marcado por instabilidade em Santa Catarina

Apesar dos picos de calor intensos fora de época, o Verão inicia oficialmente neste sábado (21). De acordo com a Epagri/Ciram, as chuvas devem continuar, e a previsão para o trimestre é de que estejam acima da média climatológica. Durante os meses de Verão, as chuvas devem ser irregulares, podendo ocorrer devido ao aquecimento da tarde.

Durante o período, a incidência de eventos de chuva forte deve ser alta, ocorrendo em curto intervalo de tempo, além de temporais com forte atividade elétrica, granizo e ventania devido ao predomínio das condições tropicais.

Em dezembro, as chuvas se concentram especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras típicas de verão. Os totais de chuva variam de 130 a 150 mm no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e de 150 a 190 mm nas demais regiões catarinenses. Nos meses de janeiro e fevereiro a média mensal varia de 130 a 190 mm do Extremo Oeste ao Planalto e no Litoral Sul.

A temperatura deve ficar próxima à média climatológica em Santa Catarina. Especialmente nos meses janeiro e fevereiro, massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno. Podem ocorrer ainda ondas de calor, com cinco ou mais dias consecutivos de temperatura máxima acima de 30°C.

A previsão indica ainda episódios isolados de frio, com temperatura de 0°C a 4°C e formação de geada, nas áreas altas do Planalto Sul.

Verão poderá registrar episódios isolados de frio, com temperatura entre 0°C a 4°C e formação de geada, nas áreas altas do Planalto Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.