MPRS denuncia 15 pessoas por fraudes na produção de leite

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) denunciou 15 pessoas envolvidas em um esquema de fraudes na produção de leite pela indústria Dielat Laticínios, localizada em Taquara, a 80 quilômetros de Porto Alegre. A investigação revelou a utilização de substâncias perigosas, como soda cáustica e água oxigenada, para neutralizar a acidez do leite e prolongar sua validade. Além disso, foi constatado o uso de ração animal no leite em pó produzido pela empresa.

Durante a operação, as autoridades apreenderam 230 mil litros de leite e 300 toneladas de compostos lácteos adulterados. No entanto, não foram emitidas orientações formais para o recolhimento dos produtos já distribuídos ao mercado.

“O uso de produtos vencidos e substâncias químicas para a manipulação do leite coloca em risco a saúde pública de forma direta”, destacou o promotor Mauro Rockenbach, ressaltando a gravidade das fraudes.

Além das denúncias de associação criminosa e fraude, a Dielat Laticínios enfrenta ações trabalhistas. Um operador de caldeira foi compensado por danos morais após a empresa instalar câmeras em vestiários e impor um controle excessivo sobre o tempo de uso do banheiro, práticas que violaram a dignidade e a privacidade dos funcionários.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.