Abarth celebra 75 anos com modelo mais potente da história da empresa

A Abarth, marca de de carros esportivos da Stellantis, celebra seu 75º aniversário com um presente especial para os fãs: imagens inéditas do novo Abarth 600e Scorpionissima, o modelo mais potente da história da empresa, conhecida pelo apelido do Escorpião. No Brasil, a marca possui os modelos Fastback Abarth e Pulse Abarth.

Equipado com um motor de 240 CV, diferencial mecânico de deslizamento limitado e componentes de corrida, o Abarth 600e promete uma grande experiência de condução.

O interior do 600e Scorpionissima destaca-se por elementos exclusivos da Abarth e peças em preto. Detalhes como o emblema do Escorpião no volante e as costuras coloridas reforçam o espírito de corrida do veículo. O design interno é complementado por um console central com cobertura para maior espaço de armazenamento, iluminação ambiente e um sistema de entretenimento de 10 polegadas.

Como é um carro 100% elétrico, o  sistema de infotainment oferece ao motorista recursos de medição de desempenho e controle. Além disso, há um simulador de som  Abarth gerado pelo Sound Generator, tornando a experiência de condução elétrica uma lembrança dos modelos a combustão.

Abarth 600e: revelados mais detalhes do carro mais potente da história da marca
Abarth 600e: revelados mais detalhes do carro mais potente da história da marca / Divulgação

A Abarth 600e será baseado em uma versão evoluída da plataforma CMP (Perfo-eCMP), com modificações mecânicas como suspensões ajustadas e um novo diferencial autoblocante desenvolvido especialmente. Os pneus especiais, desenvolvidos em colaboração com a Hankook, combinam máxima aderência e autonomia estendida.

Abarth 75 anos

A história da Abarth remonta a 31 de março de 1949, quando Carlo Abarth e o piloto Guido Scagliarini fundaram a Abarth & C. Seu primeiro veículo, o 204 A, baseado no Fiat 1100, destacou-se em 10 de abril de 1950, quando Tazio Nuvolari o conduziu à vitória em sua última corrida, no Palermo-Monte Pellegrino. Desde então, a marca tem sido sinônimo de desempenho, design e constante aprimoramento técnico.

O auge do sucesso veio nas décadas de 1950 e 1960, com recordes de resistência e velocidade, incluindo um recorde de 24 horas em Monza, em 1956. Em 1971, a Abarth foi totalmente incorporada pelo Grupo Fiat, continuando sua trajetória vitoriosa com modelos como o Fiat 124 Abarth e o Abarth 131.

Em 2008, a marca foi relançada, oferecendo uma nova linha para entusiastas do automobilismo, como o Abarth Grande Punto e o Abarth 500, além de versões de corrida. Desde então, uma série de novos modelos foram lançados, como o Abarth 695 Tributo Ferrari e o Abarth 124 spider.

No Brasil, a marca chegou em 2002 com a versão mais potente do Stilo Abarth. Em 2014, a Fiat vendeu por aqui o 500 Abarth. Em 2022, a grande aposta: lançou o Pulse Abarth, fabricado em Betim e primeiro SUV da marca. No ano passado, foi a vez do Fastback Abarth.

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.