Como uma pequena ilha de Portugal produz um dos melhores vinhos do mundo


Na Ilha da Madeira nascem vinhos fortificados complexos e elegantes. Apesar de suas dimensões reduzidas, a Ilha da Madeira é um verdadeiro tesouro para os amantes de vinho. A combinação de fatores únicos torna seus vinhos verdadeiramente excepcionais.
Localizada geograficamente na África, fica a 600 km a oeste do litoral do Marrocos, essa ilha portuguesa elabora vinhos fortificados desde o final do século XVII quando os produtores começaram a adicionar brandy ao vinho para estabilizar e conservar.
Dessa maneira, o vinho se tornou apto a percorrer longas distâncias nos quentes e úmidos porões dos navios sem estragar. Pelo contrário, armazenado por meses naquele calor equatorial, o vinho amadurecia para uma bebida ainda mais rica.
Reza a lenda que a Declaração da Independência dos Estados Unidos, assinada em 1776, foi brindada com vinho Madeira. Hoje, essa bebida é servida como aperitivo ou para encerrar uma refeição, mas pode também acompanhar comida. Um dos empregos mais apreciados é para preparar o famoso molho Madeira que acompanha carnes.
Método de produção do vinho Madeira
O processo de elaboração do Madeira é um dos mais peculiares do mundo dos vinhos. O segredo é o processo de estufagem. Após a fermentação, os vinhos são aquecidos em tanques de aço inox ou madeira por vários meses, o que acelera o envelhecimento e desenvolve aromas complexos de nozes, caramelo e frutas secas.
Já os rótulos mais especiais, cerca de 3% dos produzidos anualmente, são elaborados segundo o processo natural: na primeira etapa, eles são estocados por até 20 anos no sótão dos armazéns para sofrer o processo de estufagem. Em seguida, são resfriados e deixados para descansar por um ano ou mais para se recuperar do choque.
Então, o vinho é amadurecido em barricas não completamente preenchidas com o líquido para permitir que a bebida oxide, ganhando mais complexidade. O amadurecimento pode durar de 3 a 20 anos. Por isso, os melhores rótulos ficam prontos depois de 40 anos.
Terroir único
A ilha possui um terroir singular, com solos vulcânicos ricos em minerais, clima subtropical com grande amplitude térmica entre o dia e a noite, e ventos que trazem umidade do mar.
O clima é marítimo e a proximidade com o oceano Atlântico proporciona umidade e temperaturas amenas que favorecem o cultivo da videira. Essa combinação proporciona às uvas características únicas de sabor e aroma.
Variedades de uvas
As uvas para a produção do vinho Madeira são: a Tinta Negra, que como diz o nome é tinta, e outras cinco brancas – Sercial, Verdelho, Boal, Terrantez e Malvasia (também chamada de Malmsey). Cada uma delas confere características distintas aos vinhos, desde os mais secos e ácidos até os mais doces e complexos.
Justino’s Madeira
Dentre todos os produtores desse vinho, a vinícola Justino’s Madeira é líder de mercado neste segmento. Desde 1870 a empresa elabora exemplares com frescura ímpar, devido à acidez destacada, que torna a percepção do açúcar residual agradável e equilibrada. Estes vinhos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
Experimente os vinhos Justino’s Madeira
Justino Madeira 3 anos Seco

Divulgação
Apresenta aromas complexos de frutas secas, caramelo e figo seco. Em boca, é elegante e complexo. Amadureceu por, em média, 3 anos em barricas de carvalho. Ideal para acompanhar sobremesas de frutas secas.
Justino’s Madeira 3 anos Doce

Divulgação
Apresenta aromas de frutos secos. Em boca, é doce, macio e equilibrado. Destaca-se a acidez pronunciada. Amadureceu por, em média, 3 anos em barricas de carvalho. Harmoniza com chocolate negro, queijo, morangos, abacaxi e sobremesas à base de café.
Justino’s Madeira Sercial 10 anos (Seco)

Divulgação
Apresenta complexos aromas de frutas secas. Em boca, destacam-se as notas frutadas e de nozes, a acidez marcada e a longa persistência. Amadureceu por, em média, 10 anos em barricas de carvalho. Excelente como aperitivo, mas também acompanha azeitonas, amêndoas torradas e canapés com salmão defumado.
Justino’s Madeira Verdelho 10 Anos (meio seco)

Divulgação
Apresenta aromas frutados com notas florais. Em boca, é meio seco, possui notas de mel e casca de laranja e acidez perfeitamente equilibrada. Amadureceu por, em média, 10 anos em barricas de carvalho. É excelente como aperitivo, mas também acompanha consommé, frutos secos, amêndoas e nozes.
Justino’s Madeira Malmsey 10 anos (doce)

Divulgação
Apresenta aromas que sugerem nozes, melaço e baunilha. Em boca, é doce, untuoso e equilibrado, com notas de caramelo. Amadureceu por, no mínimo, 10 anos em barricas de carvalho. Acompanha queijos curados, azuis e moles e sobremesa à base de chocolate ou frutas secas.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.