Adolescente é morto após fazer gesto de facção sem saber durante viagem a Jericoacoara, diz pai

O adolescente Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, que estava desaparecido desde a segunda-feira (16), foi encontrado morto em uma lagoa de Jericoacoara (CE), na quarta (18). O pai da vítima, Danilo Martins, acredita que o jovem tenha sido assassinado por posar para fotos fazendo um gesto de facção criminosa com as mãos, mas a teoria ainda não foi confirmada pela polícia.

Henrique Marquez fazendo gesto de facção sem saber em Jericoacoara

Henrique Marquez fez gesto de facção sem saber em Jericoacoara – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Henrique era natural de Bertioga, litoral de São Paulo, e estava viajando com o pai pela primeira vez. Conforme explicado pela tia dele, Naomi Marques, a viagem era um presente.

Os dois deveriam retornar para São Paulo na terça-feira, um dia depois que o jovem desapareceu. Segundo Naomi, eles estavam em uma barraca na praia quando um dos celulares descarregou.

Henrique sendo carregado por um grupo de homens

Câmera de segurança flagrou o adolescente sendo levado por um grupo de 8 pessoas – Foto: Reprodução/ND

O jovem resolveu voltar para a pousada em que estavam hospedados para carregar o aparelho, mas quando Danilo voltou para o quarto, o filho não estava mais lá.

Ele começou a procurar o adolescente, mas não encontrou. Apenas na manhã de terça, Danilo conseguiu ver imagens de câmeras de seguranças de um comércio próximo que mostravam Henrique sendo carregado por 8 homens.

“Oito rapazes pegaram meu sobrinho, meu sobrinho só tinha altura, ele tinha 16 anos, meu sobrinho não era bandido, meu sobrinho não era ladrão, meu sobrinho não fazia mal a ninguém, meu sobrinho só tinha 16 anos. Era a primeira vez que ele viajou, que ele saiu de Bertioga”, lamentou a tia Naomi.

Henrique em Jericoacoara

Henrique estava de férias com o pai – Foto: Instagram/@sra_marques_por_favor/ND

Gesto de facção

Segundo o jornal “A Notícia do Ceará”, o assassinato pode estar ligado a um gesto feito de forma inocente por Henrique.

O número “três” está associado a uma facção aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), enquanto o número “dois” é ligado ao Comando Vermelho.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Naomi Marques (@sra_marques_por_favor)

Segundo o pai de Henrique, o gesto feito por Henrique é comum em São Paulo, onde não tem ligação com nenhuma facção criminosa.

A Delegacia Municipal de Jijoca, cidade onde fica a Vila de Jericoacoara, investiga o caso, inclusive a teoria que o gesto de facção tenha sido a motivação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.