Previsão é que serviços sejam concluídos até sexta (20). Moradores da Estrada Jarbas Passarinho ficaram ilhados após desvio sobre o Igarapé Redenção ser levado pelas águas na última sexta (13). Moradores se arriscam em travessia perigosa para atravessar Igarapé Redenção em Rio Branco
Após o desvio improvisado sobre o Igarapé Redenção se romper e deixar moradores da Estrada Jarbas Passarinho, no bairro Apolônio Sales, em Rio Branco, ilhados, uma nova estrutura começou a ser construída no local nesta quarta-feira (18). A previsão é de que serviços sejam concluídos até sexta (20).
Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O trecho que rompeu é um desvio que havia sido feito pela prefeitura para garantir o tráfego enquanto um acesso definitivo não é inaugurado.
Uma nova ponte está sendo construída com estrutura mista de concreto armado e vigas metálicas sobre o Igarapé Redenção e o projeto deve “melhorar a qualidade e a segurança dos usuários da estrada”, segundo a prefeitura.
Orçada em mais de R$ 3,6 milhões, a obra começou a ser feita em julho deste ano e a previsão de entrega era janeiro do ano que vem. Contudo, após o último incidente, a Prefeitura de Rio Branco informou que o prazo para a conclusão foi adiado para fevereiro.
A gestão garantiu que a obra provisória, iniciada nesta quarta, vai aguentar o período de inverno. Nesta quarta, uma equipe da Rede Amazônica Acre esteve no local e registrou o início das obras.
Novo é construído para garantir passagem de moradores na Estrada Jarbas Passarinho
Jardel Angelim/Rede Amazônica Acre
O diretor de fiscalização da Secretaria de Infraestrutura de Rio Branco (Seinfra), José Maurício, explicou que em 2023 havia uma ponte de madeira no local, mas que a estrutura foi retirada e a ponte definitiva vai ficar no local.
O diretor disse que esse serviço paliativo deve dar segurança para o deslocamento da população. “Esse serviço que está sendo feito já vai atender de maneira bastante confortável para que a população possa se deslocar de um canto para o outro. Então, nesse momento, estamos trabalhando nisso e acreditamos que até sexta-feira [20] já estará normalizada essa situação”, declarou.
As vigas da nova ponte estão em produção em Rondônia (RO) e devem estar prontas em um mês. O tabuleiro de concreto armado e convencional também já está sendo finalizado. A prefeitura assegurou que o período de chuvas não deve atrapalhar os serviços.
Equipes da Prefeitura de Rio Branco garantiram que ponte improvisada fica pronta até sexta (20)
Jardel Angelim/Rede Amazônica Acre
Improvisos
Enquanto a ponte não fica pronta, os moradores improvisaram mais uma passarela de madeira para não continuarem isolados no decorrer da semana. O produtor rural Francisco Neto comemorou o início dos serviços, já que o outro trecho, mais longo, tem uma trafegabilidade precária e no período de chuvas é difícil passar.
“É o único meio que temos aqui, que é o meio mais rápido. Ali pela estrada de trás, tem as suas dificuldades, a lama, essas coisas, porque o solo daqui é muito derrapante. E aí, carro pequeno sofre muito. A caminhonete nem tanto, mas ainda sofre também. Mas se Deus quiser tá dando tudo certo, estão com a equipe trabalhando, tocando o concreto, lá pedra, ajeitando direitinho”, contou.
O autônomo Luiz Tadeu Costa perdeu um dia de trabalho quando as passagens anteriores foram levadas pelas águas. Agora, com essa passarela, a situação mudou. “Ficou ruim mesmo. Agora tem que melhorar”, resumiu.
Acesso rompe no Igarapé Redenção e moradores se arriscam para atravessar estrada no Acre
Jardel Angelim/Rede Amazônica
Criança se arrisca
Na terça (17), uma cena inusitada, flagrada pela equipe da Rede Amazônica Acre, mostrou uma criança se arriscando ao atravessar o igarapé em cima de uma passagem improvisada de madeira.
Equipe da Rede Amazônica Acre flagra criança atravessando igarapé em cima de tronco
Também nesta terça, a Defesa Civil Municipal fez uma nova vistoria no Igarapé Redenção, após o nível do igarapé se elevar. “Assim, constatamos que a empresa responsável pela obra atendeu nosso pedido e já iniciou a construção do novo acesso para os pedestres. Continuamos em acompanhamento da situação”, falou.
VÍDEOS: g1