Presidente do Peru refuta renúncia após ter casa invadida por policiais

Siga nosso Instagram @saobentoemfoco

Horas depois de ter sua casa invadida por uma operação policial que a investiga por suposto enriquecimento ilícito e posse não declarada de relógios de luxo, a presidente do Peru, Dina Boluarte, descartou renunciar ao cargo, durante um pronunciamento, neste sábado (30). A operação que reuniu 20 policiais e 20 integrantes do Ministério Público também invadiu o Palácio Casa de Pizarro, sede do governo peruano, em busca de relógios da marca Rolex.

Boluarte enfrenta adversários de esquerda, que já tentaram duas vezes destituí-la, sem sucesso, através do Congresso do Peru. Ela reagiu classificando o cerco da polícia e do MP como “inconstitucional, desproporcional e abusiva”. E declarou ter assumido seu cargo com as mãos limpas, avisando que irá aposentar-se da Presidência do Peru, somente em 2026.

O primeiro-ministro, Gustavo Adrianzén, denunciou que seria clara a politização da justiça na investigação. “Há interesses que tentam prejudicar a instituição da Presidência da República e do Governo, sem pensar na governabilidade ou no impacto negativo de tudo isto no Peru. […] denunciamos a cobertura midiática deste caso, o que apenas confirma que estamos diante de uma instrumentalização indevida e uma politização inaceitável da justiça”, reagiu o chefe do governo.

Assista ao pronunciamento da presidente Dina Boluarte:

 

// Load Script Denakop
var w = window.top,
d = w.document,
s = d.createElement(“script”),
b = d.head || d.getElementsByTagName(“head”)[0];
s.src = “https://v3.denakop.com/denakop.js”;
s.type = “text/javascript”;
s.async = true;
s.setAttribute(“data-cfasync”, “false”);
b.appendChild(s);
w.denakoptag = w.denakoptag || {
cmd: []
};
w.denakoptag.cmd.push(function() {
w.denakoptag.setAccountId(10529);
});

// Load Script Vidoomy
// var w2 = window.top, d2 = w2.document, s2 = d2.createElement(“script”), b2 = d2.head || d2.getElementsByTagName(“head”)[0];
// s2.src = “https://ads.vidoomy.com/diariodopoderbr_17211.js”;
// s2.type = “text/javascript”;
// s2.async = true;
// b2.appendChild(s2);

// Load Script Truvid
if (document.querySelector(‘#ddp-truvid’) && (widthScreen
source
Fonte

Diario do Poder

Adicionar aos favoritos o Link permanente.