Conheça a lontra marinha que permanece com o mesmo parceiro a vida inteira

Assim como o pinguim imperador e os cavalos marinhos, o chungungo, popularmente conhecido como lontra marinha, também permanece com o mesmo parceiro a vida inteira. A espécie vive em costas rochosas com ondas extremas e ventos fortes, e é encontrada em tocas construídas em fendas e cavernas.

Lontra deitada sob rocha pegando sol

Conheça a lontra marinha que permanece com o mesmo parceiro a vida inteira – Foto: Reprodução/Pablo Garrido/ND

A lontra marinha pode ser encontrada desde o norte do Peru até as ilhas do Cabo Horn, no Chile, e Isla de los Estados, na Argentina. O animal costuma pesar entre 3 a 5 kg e possui um corpo alongado, o que ajuda na natação.

Apesar se ser uma espécie adaptada à água, o chungungo passa apenas cerca de 20% do dia no mar, devido às temperaturas frias. Ao contrário das lontras que vivem em rios, as marinhas não regulam a temperatura corporal com facilidade.

A espécie passa a maioria do tempo deitada de costas, tomando sol, e mantendo os cuidados com os pelos para manter suas propriedades isolantes.

Lontra marinha permanece com o mesmo parceiro a vida inteira

O chungungo constrói sua casa em costas rochosas, com ondas extremas e ventos fortes, mas também pode optar por penhascos, construindo em fendas e cavernas.

Lontras permanecem com o mesmo parceiro a vida inteira

Espécie permanece com o mesmo parceiro a vida inteira – Foto: Reprodução/Pablo Garrido/ND

Os filhotes da espécie, que permanece com o mesmo parceiro a vida inteira, são conhecidos pela curiosidade e brincadeiras divertidas, dentro e fora a água.

A temporada de reprodução dos animais acontece de dezembro a janeiro, quando os adultos selecionam um parceiro, com quem ficarão juntos para sempre.

Nas parcerias monogâmicas, ambos os pais compartilham a responsabilidade de trazer a presa de volta à toca para nutrir seus filhotes.

As fêmeas dão à luz de um a três filhotes, que ficam com suas mães por 8 a 12 meses. Depois desse período, eles se separam de seus pais e levam uma vida solitária, até formarem um par durante a estação reprodutiva.

Lontra marinha deitada em rocha, pegando sol

Assim que encontra um escolhido para o primeiro acasalamento, lontra marinha permanece com o mesmo parceiro a vida inteira – Foto: Reprodução/Alamy Stock Photo/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.