Chuva de meteoros promete espetáculo no céu a partir desta sexta

A partir da próxima sexta-feira (13), a chuva de meteoros Gemínidas, uma das mais intensas do ano, estará visível no céu noturno. O fenômeno, que tem seu pico previsto para as noites de 13 e 14 de dezembro, poderá atingir até 100 meteoros por hora em condições ideais de observação.

A constelação de Gêmeos, localizada próxima à constelação de Orion, servirá como ponto de referência para quem deseja acompanhar o evento. O melhor momento para observar a chuva de meteoros será a partir das 22h, quando a constelação surgirá no horizonte leste.

Apesar da expectativa gerada pelo fenômeno, as condições de visibilidade podem ser prejudicadas neste ano pela presença da Lua quase cheia, com 97% de iluminação, que poderá ofuscar os meteoros mais fracos. Ainda assim, os meteoros mais brilhantes deverão proporcionar um espetáculo no céu.

Para facilitar a identificação da constelação de Gêmeos e aproveitar melhor a experiência, especialistas recomendam o uso de aplicativos de astronomia, como o Stellarium Mobile. Esses aplicativos ajudam a localizar pontos de referência no céu e tornam a observação mais acessível para amadores e entusiastas.

Mesmo com a interferência da luz lunar, a chuva de meteoros Gemínidas segue como um dos principais eventos astronômicos do ano e promete encantar aqueles que dedicarem um tempo para observar o céu noturno.

Diferente da maioria das chuvas de meteoros que conhecemos, as Gemínidas não estão associadas a um cometa, mas a um asteroide: o NEO 3200 Faetonte. Sendo assim, os meteoros Gemínidas ocorrem quando a Terra passa pela esteira de detritos dele.

Image by wirestock on Freepik

The post Chuva de meteoros promete espetáculo no céu a partir desta sexta appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.