Influenciador denuncia suspeito de ofender seguidora com insultos racistas e nazistas nas redes sociais: ‘Quem é preto que se f*da’


Ataque racista e de apologia ao nazismo aconteceu quando a seguidora do influenciador de Itu (SP) repostou um vídeo dele sobre violência policial. Agressor disse coisas como “Viva o Bolsonaro que dizimava negros” e mandou um áudio falando a saudação nazista. Estudante foi acusado de racismo e apologia ao nazismo por responder story de seguidora de influenciador de Itu (SP)
Instagram/Reprodução
Um influenciador de Itu, no interior de São Paulo, registrou um boletim de ocorrência, na segunda-feira (9), após uma seguidora dele ter sido alvo de comentários de cunho racista e nazista.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Gustavo Brito aborda temas sociais e luta de classes em vídeos de receita na internet. Recentemente, em uma de suas publicações, ele criticou casos de violência policial que ocorreram no país.
Uma seguidora, que terá a identidade preservada, republicou o vídeo, que foi respondido pelo agressor com insultos e comentários racistas: “Gostosinha, cala a boca”, “Viva o Bolsonaro que dizimava negros”, além de um áudio com uma saudação do exército nazista.
A seguidora encaminhou as mensagens que recebeu para Gustavo, que, indignado com o ocorrido, fez um compilado de vídeos expondo os áudios e as mensagens de cunho racista e nazista.
Em um dos trechos, é possível ouvir o suspeito dizendo: “O dólar está R$ 6 e você está preocupada com preto? Quem é preto que se f*da. O que importa é dinheiro. Hoje em dia ninguém liga para preto não. Preto, branco, amarelo, gay, ‘LGTV’, ninguém liga para isso não”.
LEIA TAMBÉM:
Sorocaba tem aumento de 500% no número de boletins ocorrências de crimes raciais
Homem é preso suspeito de fazer apologia ao nazismo e ataques racistas dentro de shopping: ‘Preto tem tudo que morrer’
Estudantes denunciam pichações com frases racistas na UFSCar de Sorocaba: ‘Preta suja’
Após a publicação do influenciador, o suspeito voltou a falar com a vítima, dizendo que eram “brincadeiras”. Além disso, ele acusou a mulher de ter espalhado mensagens fora de contexto.
Boletim de ocorrência foi registrado por influenciador de Itu (SP) contra homem que ofendeu sua seguidora com frases racista e de apologia ao nazismo na internet
Reprodução/Instagram
A vítima conversou com o g1 e, como uma mulher preta, relatou que se sentiu diretamente ofendida pelas mensagens.
“Eu defendo meus ideais e tento estar sempre conscientizando as pessoas sobre o racismo e tudo mais, e ele falou tudo aquilo com a certeza da impunidade. Até certo ponto da conversa, eu não levei tão a sério, mas o restante me fez perceber que desde o início me atingia. Sou preta e eu me senti péssima em perceber tudo o quê ele dizia”, conta a seguidora.
Após a exposição, o suspeito foi identificado pelos internautas como um estudante da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Diamantino (MT).
O g1 entrou em contato com suposto agressor, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Posicionamento da universidade e revolta dos internautas
No fim de semana, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou uma nota de repúdio a atos racistas, declarando, ainda, que recebeu uma denúncia e está investigando a comunidade acadêmica.
“Em respeito aos alunos envolvidos no possível ato, vamos suprimir postagens em que o nome de estudantes sejam citados, até que os fatos sejam devidamente apurados nas instâncias responsáveis”, diz a nota.
O influenciador Gustavo Brito também expôs comentários com diversos relatos de estudantes da Unemat, que teriam sofrido agressões psicológicas, injúria racial, homofobia, e a universidade teria se mantido omissa.
Na publicação sobre este caso recente de racismo, os internautas questionam a instituição, dizendo: “Do quê mais vocês precisam?” e “Tão deixando passar vários casos sem fazer nada? É isso mesmo?”(veja abaixo).
Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou uma nota sobre investigar caso de racismo denunciado por influenciador de Itu (SP)
Reprodução/Instagram
Boletim de ocorrência
Depois da repercussão do caso na internet, o influenciador Gabriel Brito decidiu abrir um boletim de ocorrência na seção de diversidade e intolerância na Delegacia Eletrônica do estado de São Paulo, na segunda-feira (9).
Até a última atualização desta reportagem, o BO ainda aguardava validação para o caso começar a ser investigado pela Polícia Civil.
Gabriel Brito, de Itu (SP), registrou um boletim de ocorrência após sua seguidora ser atacada com comentários racistas e de apologia ao nazismo nas redes sociais
Gabriel Brito/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.