Ministério Público abre investigação contra prefeito de Rio do Sul após cancelamento de mostra LGBTQIAP+ na cidade; entenda

O Ministério Público de Santa Catarina abriu uma investigação contra o prefeito José Thomé (PSD), de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, após ele cancelar uma mostra LGBTQIAP+ que ocorreria na cidade.

O órgão vai apurar se o prefeito feriu a laicidade do Estado e se houve homotransfobia. A denúncia partiu do vereador de Florianópolis Leonel Casamal (PSOL) e a investigação foi instaurada nesta quinta-feira (28).

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o político disse que “respeita as escolhas individuais”, mas não quer apologia e incentivo em prédios públicos. Veja o posicionamento:

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O Transforma, Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, estava marcado para acontecer entre 27 e 28 de março. Ele conta com apoio financeiro do governo de Santa Catarina e promoveria, entre outras atividades, a exibição de filmes com a temática LGBTQIA+. Essa seria a II Mostra Itinerante “V Transforma”, que já havia passado por cidades como Joaçaba, Laguna, Curitibanos e Laguna.

Em nota, a organização do Transforma lamentou o ocorrido e disse que considera “o ato ilegal, partindo diretamente do Poder Executivo local” e, ainda, pediu desculpas ao público que esperava com grande expectativa a realização do evento. Veja a nota na íntegra:

A organização da Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina vem a público informar a decisão do Poder Executivo do município de Rio do Sul (SC), em proibir a realização da II Mostra Itinerante do festival que seria realizado na Fundação Cultural de Rio do Sul, programada para acontecer entre hoje e amanhã, 27 e 28 de março de 2024.

Lamentavelmente, por mais uma vez, fomos surpreendidos por ato que consideramos ilegal, desta vez, partindo diretamente do Poder Executivo local.

Ressaltamos que a programação da II Mostra Itinerante foi pensada de forma meticulosa para oferecer um importante diálogo acerca da produção cinematográfica LGBTQIAPN+ em nosso Estado.

Preparada para ocorrer em duas etapas, a programação traria uma oficina de produção cultural LGBTQIAPN+ e uma sessão de filmes premiados na V Transforma, realizada em novembro de 2023, em Florianópolis (SC).

Contemplando das mais diversas narrativas, esses filmes expressam com naturalidade a diversidade de nossa comunidade, com histórias que cativam e revelam o que é ser um LGBTQIAPN+ no Brasil.

Reiteramos que em nenhuma dessas produções as premissas de moralidade e integridade são desrespeitadas. Muito pelo contrário, elas retratam com grande respeito a pluralidade e as vivências da comunidade LGBTQIAPN+.

Vale destacar também que a II Mostra Itinerante passou pelas cidades de Joaçaba, Curitibanos, Laguna e Jaraguá do Sul, cativando plateia para o audiovisual LGBTQIAPN+ e formando profissionais para acessarem as políticas públicas através de editais culturais.

Diante deste cenário que nos encontramos na cidade, decidimos suspender temporariamente as ações da II Mostra Itinerante em Rio do Sul, de modo a preservar a segurança e integridade física da equipe, bem como do público que se faria presente.

Lamentamos profundamente a suspensão de nossas atividades e pedimos desculpas ao público que esperava com grande expectativa a realização do evento. Voltaremos muito em breve para Rio do Sul com cinema da diversidade e muita formação acerca de produção cultural.

Estamos preparando nossa 6ª edição da Transforma, muita maior e repleta de arte e cultura LGBTQIAPN+.

Equipe Transforma”.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Páscoa: Último fim de semana para aproveitar a Osterfest em Pomerode

Gaspar contabiliza 131 casos de dengue

Blumenau terá mês com apresentações dedicadas à Dança; evento começa na próxima semana

O post Ministério Público abre investigação contra prefeito de Rio do Sul após cancelamento de mostra LGBTQIAP+ na cidade; entenda apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.