Intercontinental é o Mundial de Clubes? Entenda a polêmica

Copa Intercontinental, Copa Toyota e Mundial de Clubes são os diferentes nomes que a competição internacional já teve e que causam até hoje confusão entre os fãs de futebol.

Em busca de premiar o maior clube de futebol do mundo, desde 1960, a FIFA organiza um campeonato entre os melhores representantes de cada continente que já teve diferentes formatos desde a fundação.

Copa Intercontinental

Santos foi primeiro time brasileiro campeão do torneio mundial organizado pela FIFA – Foto: Reprodução/Santos

De 1960 até 1979, a competição mundial se chamava Copa Intercontinental e se baseava num confronto entre o melhor time da América do Sul contra o melhor time europeu.

As equipes se enfrentavam em jogos de ida e volta, em partidas com sede no continente de cada time. Caso necessário, havia o desempate em um terceiro jogo com local a ser definido pela entidade do futebol.

Neste formato de torneio, o Santos de Pelé foi duas vezes campeão nos anos de 1962 e 1963.

Copa Toyota

Com destaque para Zico e Júnior, Flamengo conquistou primeiro título mundial em 1981 – Foto: Reprodução/Twitter/Masahide Tomikoshi

Em 1980, a Copa Intercontinental foi comprada pela montadora de automóveis Toyota, por isso o torneio ganhou o nome da montadora japonesa.

Em um novo formato, a competição era composta somente por um jogo entre o campeão da Copa Libertadores contra o campeão da Champions League.

Outro ponto diferente da antiga competição, é que as finais do torneio aconteciam no Estádio Olímpico de Tóquio até 2001, depois o Estádio Internacional de Yokohama até 2004.

Flamengo, em 1981, Grêmio em 1983 e São Paulo, em 1992 e 1993, foram os campeões brasileiros do torneio na época.

Mundial de Clubes

Mundial de Clubes teve o Corinthians como campeão em 2000 – Foto: (Foto: Julio César Guimarães/Lancepress)

Com o fim da compra dos direitos da competição internacional pela Toyota, a FIFA, em 2000, assumiu a organização do torneio e o nomeou como Mundial de Clubes.

Na inauguração, o evento foi sediado no Brasil e contou com as participações dos campeões de cada continente e convidados. Corinthians, Vasco, Al-Nassr, Raja Casablanca, Necaxa, South Melborne, Manchester United e Real Madrid eram os participantes. A final da competição teve a equipe paulista como campeã.

Desde 2014, o Mundial assumiu um novo modelo, sem fase de grupos, somente com confrontos mata-mata, mas mantendo a ideia inicial de contar com as melhores equipes de cada continente.

Entre os campeões brasileiros, Corinthians, em 2000 e 2012, São Paulo, em 2005, e Internacional, em 2006.

Mas afinal, Intercontinental é Mundial?

Presidente da FIFA assinou carta equiparando Intercontinental ao Mundial de Clubes – Foto: Reprodução/Twitter

Apesar dos diferentes formatos ao longo dos anos, em outubro de 2017 a FIFA emitiu uma carta reconhecendo e equiparando os títulos de Copa Intercontinental e de Copa Toyota como títulos mundiais.

A polêmica ganhou repercussão por conta da lista de campeões mundiais exibidas no site da FIFA.  Na aba de torneios, a entidade disponibiliza somente os campeões dos anos 2000 até 2020.

Isso acontece porque foi a partir de 2000 que a federação assumiu a organização da competição de forma oficial

Adicionar aos favoritos o Link permanente.