Espécie ameaçada de extinção, filhote de toninha é resgatado em praia de SC

Um filhote de toninha (Pontoporia blainvillei), espécie ameaçada de extinção, foi encontrado encalhado em Balneário Arroio do Silva, no Extremo Sul de Santa Catarina, no último sábado (7). O animal pesa 3,8 quilos e mede cerca de 70 centímetros.

>>> Receba essa e outras notícias de Criciúma e região em primeira mão no seu WhatsApp! Clique e entre agora.

Filhote de toninha, espécie ameaçada de extinção, dentro de uma piscina

Filhote encontrado vivo pesa 3,8 quilos e mede cerca de 70 centímetros – Foto: Laboratório de Zoologia da Udesc/@laboratoriodezoologia/Instagram

Segundo o laboratório de Zoologia da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), animal é mantido em uma piscina com água salgada e temperatura controlada, sob monitoramento contínuo de uma equipe especializada com médicos veterinários, biólogos, tratadores e voluntários.

O manejo clínico inclui fluidoterapia e alimentação via sonda com uma fórmula nutricional específica, administrada de maneira gradual para garantir a estabilização do animal. Episódios de desconforto abdominal são tratados com massagens e medicamentos adequados, com o objetivo de aliviar os sintomas e promover o bem-estar do filhote.

Filhote de toninha, espécie ameaçada de extinção, sob cuidados de uma equipe especializada

Filhote de toninha é considerado uma espécie ameaçada de extinção – Foto: Laboratório de Zoologia/@laboratoriodezoologia/Instagram

De acordo com especialistas, os filhotes de toninhas são altamente sensíveis ao estresse, o que exige um ambiente controlado, com níveis reduzidos de ruído e luminosidade.

No fim de novembro, outro filhote de toninha foi encontrado vivo na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Foi o primeiro registro de Santa Catarina em 2024.

Espécie ameaçada de extinção resgatada em Balneário Arroio do Silva:

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.