Brasileiros são indicados ao ‘Oscar da Voz’ nos EUA; conheça dois locutores mineiros que concorrem à estatueta


Cerimônia será realizada em Beverly Hills, com entrega da premiação aos vencedores de mais de 100 categorias. Daniel Dazzini e Fabianno Vieira, nascidos em Juiz de Fora, estão entre os 10 indicados no Brasil. Daniel Dazzini e Fabianno Vieira estão entre os brasileiros indicados ao Oscar da Voz
Arquivo Pessoal
Locutores, dubladores e demais profissionais da voz participam na noite desde domingo (8) da 11ª edição do Prêmio Anual SOVAS Voice Arts Awards, o Oscar da Voz. A cerimônia será realizada em Beverly Hills, Califórnia, com entrega da premiação aos vencedores de mais de 100 categorias.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Neste ano serão oito brasileiros na disputa, dois deles mineiros de Juiz de Fora e Piraúba: Daniel Dazzini, indicado em 2023 como melhor locução para TV/Web, e Fabianno Vieira, vencedor da melhor voz para comercial de TV ou streaming em 2022.
Dubladores brasileiros concorrem ao ‘Oscar da Voz’ nos EUA; conheça dupla mineira que tenta prêmio inédito
Mesmo que já tenha uma estatueta no currículo, Fabiano aguarda com expectativa a cerimônia de logo mais, pois não esteve presente na premiação de dois anos atrás.
“Estava na sala de casa com minha esposa e quando a Susie Valerio (apresentadora do evento) disse meu nome eu comecei a pular e gritar: ‘Ganhei, eu ganhei!’ Que alegria saber que meu trabalho foi reconhecido em um evento internacional tão prestigiado”, relembrou.
Desta vez Fabiano concorrerá com duas peças, ambas na categoria de melhor voz para comercial de TV ou streaming.
“Ver meu nome sendo chamado e receber mensagens de carinho de tantas pessoas foi como estar lá. Foi uma conquista pessoal e profissional que me encheu de orgulho”.
Fabianno Viera concorre a mais uma estatueta do Oscar da Voz, nos EUA
Arquivo Pessoal
Famoso na Rede Globo e nas redes sociais
É de Fabianno, de 50 anos, a voz de vinhetas de rádio, comerciais de TV aberta, campanhas governamentais – como o lançamento da nota de R$ 200 e da nova urna eletrônica – e de chamadas de programas da TV Globo, como novelas, Caldeirão do Huck e Big Brother Brasil.
Assista a algumas das produções no vídeo abaixo:
Mineiro Fabianno Moreira concorre ao Oscar da Voz; conheça alguns dos trabalhos do locutor
A voz dele também é muito usada em virais nas redes sociais. Com tanta ‘popularidade’, sempre há quem diga que o conheça, mesmo sem o conhecer de rosto.
“É engraçado como as pessoas associam a voz, mas não o rosto. Já ouvi coisas como: ‘Sua voz não é estranha? Parece que te conheço de algum lugar!’ Quando explico, normalmente vem aquela expressão de surpresa, e é sempre divertido”.
Ainda que com mais de 15 anos de carreira e vários trabalhos reconhecidos, o Oscar de 2022 foi o primeiro prêmio recebido pelo locutor, que nasceu em Juiz de Fora, viveu boa parte da vida em Piraúba e hoje mora em Itajaí (SC).
“O SOVAS foi meu primeiro prêmio e um divisor de águas, especialmente por ser uma premiação internacional tão prestigiada. Ele impulsionou ainda mais minha carreira e abriu muitas portas”, avaliou.
Network com os melhores da área
Daniel Dazzini, de 37 anos, está na expectativa pela segunda noite de gala. O objetivo é voltar com a estatueta, o que acabou não acontecendo ano passado, mas ele também não esconde a ansiedade por estar novamente ao lado dos melhores profissionais da área.
“Quero ganhar o prêmio, claro”, confessou. “Claro que a premiação é algo incrível e o reconhecimento máximo para todo locutor e ator de voz e, sem dúvida alguma, a expectativa de receber esse reconhecimento existe, mas não é o que prevalece no meu coração. Estar lá junto aos melhores profissionais da voz do mundo, representando o Brasil na profissão que escolhi para minha vida já atende todas as minhas expectativas”.
Daniel Dazzini na cerimônia do Oscar da Voz em 2023
Arquivo Pessoal
O juiz-forano, que deixou o emprego de balconista em uma loja de informática para viver de locução, concorre ao Oscar na categoria de melhor voz de TV ou web na chamada do filme ‘A Casa do Halloween’ para o canal HBO Max. Ele se recordou com carinho da experiência que viveu em 2023:
“Foi surreal, na verdade! Tapete vermelho, luzes, Viola Davis a poucos metros de mim. O que mais me encantou foi poder conhecer atores de voz talentosíssimos de diversas partes do mundo! É incrível poder ver que embora tenhamos línguas e culturas tão diferentes, a paixão pela arte da atuação de voz é igual”.
Juiz-forano Daniel Dazzini é um dos brasileiros que concorrem ao Oscar da Voz, nos EUA
No currículo, tem dublagens de produções como Capitão Bumerangue, na 9ª temporada de The Flash, e Javier Ambrossi, jurado do Drag Race Espanha. Além disso, é o locutor de empresas como Microsoft, Nike, Linkedin, Disney e Warner Bros.
Para ele, estar nos Estados Unidos pelo segundo ano seguido é algo até então nunca imaginado.
“Quando comecei na profissão, há quase 10 anos, eu sequer imaginava o quão longe chegaria. Estar em Beverly Hills curtindo um pouco da Califórnia é só a cereja do bolo dentre todas as conquistas que não tem preço que minha profissão já me proporcionou”.
Daniel não esconde também a felicidade em estar ao lado do conterrâneo Fabianno na cerimônia deste domingo. Segundo ele, a expectativa é curtir não só o evento, como toda a estadia em solo americano.
“O Fabianno é meu amigo querido já há alguns anos. Um locutor excepcional em absolutamente tudo o que faz e um cara de um coração gigante. Tô super feliz de poder irmos juntos. Já combinamos todos os passeios em Hollywood. Acho que ir com o Fabiano, tal como fui com a Andressa [também nascida em Juiz de Fora e indicada em 2023], só mostra que Minas Gerais pode ter muito orgulho de suas crias”.
O prêmio
O Oscar da Voz premia os melhores profissionais em mais de 100 categorias, desde vozes para animação, locução publicitária, audiolivro, audiodescrição, podcasts e dublagem até atuação em vídeo games, produção e casting.
A estatueta é oferecida a locuções em língua inglesa, espanhola, portuguesa, mandarim, japonês, árabe e inglês do continente africano.
Além de Daniel e Fabianno, participam também os brasileiros Adriano Barbosa, Carla Elgert, Christiano Torreão, Dudu Fevereiro, Gustavo Zouain, Luiza Cézar, Renata Lourenço e Simone Kliass.
Juiz-foranos são finalistas no Oscar da Voz
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.