Festival Gastronômico e novas rotas fortalecem o turismo de Chapecó

O turismo de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, ganhou um importante impulso com o lançamento de novas rotas turísticas e o aguardado Festival Gastronômico. A iniciativa faz parte do Projeto Desbrave Chapecó, uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/SC, que integra o Programa Cidade Empreendedora.

Festival Gastronômico e novas rotas fortalecem o turismo de Chapecó

Festival Gastronômico reforça o turismo de Chapecó – Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação/ND

Com seis novos empreendimentos e a inclusão da Rota do Goio-Ên, a cidade amplia as opções para visitantes. As novas atrações incluem locais como Náutica Porto Goio-Ên, Capitão do Porto, Tirolesa Interestadual, Estância das Águas e outras já conhecidas nas rotas do Bem-Estar, dos Vales e Rural.

O prefeito João Rodrigues destacou o investimento contínuo em infraestrutura urbana, como a reforma do Centro de Eventos, pavimentações rurais e o novo Autódromo Internacional, visando transformar Chapecó em um destino atrativo e integrado ao oeste catarinense e ao Alto Uruguai gaúcho.

“Com o Desbrave Chapecó, nosso ICMS do turismo cresceu 130%. Queremos atrair tanto quem vem para eventos quanto os que buscam nossas belezas naturais e nossa rica gastronomia”, afirmou Rodrigues.

Festival Gastronômico: inovação e sabores locais

O Festival Gastronômico, realizado durante o lançamento, celebrou a criatividade culinária dos empreendedores locais. A proposta do evento foi desafiadora: criar pratos inéditos que destacassem ingredientes regionais.

Porco ao vinho, com patê de biomassa de banana, foi umas novidades do Festival Gastronômico. – Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação/ND

Destaques dos pratos apresentados:

  • Bolo de cabotiá (Café Colonial Sabores do Campo).
  • Salume e formaggio – combinação de queijos, oleaginosas e frios (Giardino Viel).
  • Boeuf bourguignon e flores com nuances regionais (Aromas Horta e Jardim).
  • Tortei ao molho caipira (Recanto dos Pinhais).
  • Meet Bols Buffalo Wings (Capitão do Porto).
  • Porco ao vinho com patê de biomassa de banana (Quiosque Pachamama).
  • Lombo suíno com geleia defumada de abacaxi e pimenta (Da Casa Amarela).

Depoimentos de quem faz acontecer

Para Berg Valcacio, chef do restaurante Capitão do Porto, a inovação é essencial para a gastronomia. “Participar desse projeto é uma experiência enriquecedora. Criamos pratos como asinhas defumadas com lenha de goiabeira e costelinha suína com barbecue, mostrando o potencial da nossa cozinha”.

Durante o evento, ocorreu a entrega do certificado à sete monitores de turismo. – Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação/ND

Leia mais: Turismo rural em Chapecó: 8 pontos de visitação em roteiro de um dia

Já Geneci Andrioli, do Quiosque Pachamama, destacou a importância da sustentabilidade. “Oferecemos alimentos livres de agrotóxicos e produzidos localmente. Nosso prato com carne de porco crioulo ao vinho, servido na folha de bananeira, é um convite para saborear a culinária regional de forma consciente”, finaliza.

Veja mais fotos do evento que encerrou com Festival Gastronômico

Autoridades e empreendedores prestigiaram o evento - Karina Ogliari/MB Comunicação/ND

1
2

Autoridades e empreendedores prestigiaram o evento – Karina Ogliari/MB Comunicação/ND

João Rodrigues destacou o investimento contínuo no turismo de Chapecó. - Karina Ogliari/MB Comunicação/ND

2
2

João Rodrigues destacou o investimento contínuo no turismo de Chapecó. – Karina Ogliari/MB Comunicação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.