Irmãos campeões: jovens de Florianópolis brilham no jiu-jitsu com medalhas internacionais

Há quem diga que uma relação ente irmãos geralmente tem um que se destaca mais, com o outro ficando ofuscado. Não é o caso dos irmãos Gaya de Bem Fonseca e Zion Goeth Queiroz, que brilham cada vez mais no tatame praticando o Jiu-Jitsu.

Ela, faixa cinza com preto aos 9 anos, ele, faixa amarela com preto e com 13 anos. Os irmãos tem sido orgulho constante para seus pais e motivo de inspiração para outras crianças, demonstrando que o esporte é algo benéfico não só com resultados, mas também pelo aprendizado fora das disputas.

Gaya e Zion, irmãos naturais de Florianópolis comemoram conquistas em Portugal – Foto: Arquivo pessoal/ND

No mês passado, os irmãos viajaram até Portugal e participaram do Europeu Kids de Jiu-Jitsu, com o resultado sendo o melhor possível: Zion e Gaya trouxeram o ouro para o Brasil. A menina de nove anos, e que recentemente foi campeã mundial, onde em 2024 disputou 20 competições com 17 títulos, ressaltou a importância do esporte na vida das pessoas e a emoção de representar o Brasil mundo afora.

“Sempre me dedico muito no esporte e nos estudos também. Meus estudos são bem bons na escola e o jiu-jistu me auxilia a ter responsabilidades. Essa experiência fora do Brasil foi muito legal a sensação, porque sempre foi nosso sonho ir à Portugal então chegar lá e ganhar o ouro foi o meu sonho realizado. O jiu-jitsu traz muitos benefícios pra minha vida e, acima de tudo, ajuda na mentalidade das pessoas”, disse a jovem campeã.

Gaya ostenta medalha que conquistou em Portugal – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Já para Zion, o esporte também é fundamental no seu dia a dia, ensinando a importância da disciplina com tarefas diárias, inclusive intercalando os treinos com os estudos.

“O jiu-jitsu me ajuda a ter responsabilidade de encaixar minhas tarefas diárias, e também de ter responsabilidade de acordar cedo, treinar, comer bem. O jiu-jitsu é paixão, porque depois que você começa a fazer e gosta, não para mais”, relata o jovem campeão.

Sobre a medalha conquistada em Portugal, o jovem falou também sobre o sentimento de representar seu país em outro continente, e mais do que isso, ocupar o lugar mais alto do pódio.

“Foi muito legal poder representar o Brasil em Portugal porque sempre foi um sonho nosso e fizemos uma rifa pra movimentar e ajudar nas despesas. Lá a gente se divertiu bastante conhecendo os lugares e quando chegou a competição eu estava muito focado e fiz duas lutas com duas finalizações”, completou Zion.

Irmãos ocupam o lugar mais alto do pódio em Portugal – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Após as conquistas expressivas, os jovens seguem com a rotina de treinos, sempre priorizando os estudos e demonstrando que o esporte vai muito além dos resultados obtidos em competições, mas sim sobre os aprendizados na vida pessoal de cada praticante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.