PF e CGU fazem operações de combate a desvios de recursos públicos em cidades na BA


Foram cumpridos 21 mandados de prisão em Umburanas e Euclides da Cunha nesta quinta-feira (5). Operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (5)
Polícia Federal
Vinte e um mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal (PF) e Coordenadoria Geral da União (CGU) na Bahia e em Pernambuco, nesta quinta-feira (5). As operações Rumo e Prumo investigam irregularidades em licitações e favorecimento de empresas contratadas para serviços de transporte escolar e locação de veículos nas cidades de Euclides da Cunha e Umburanas, na Bahia.
A operação acontece em Euclides da Cunha (BA), Umburanas (BA), Salvador (BA), Jaguarari (BA), Jacobina (BA) e Petrolina (PE). Além dos mandados, a Justiça determinou o sequestro de, aproximadamente, R$ 9 milhões de reais, obtidos através dos crimes investigados.
Operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (5)
Polícia Federal
Servidoras do INSS são presas suspeitas de desviar R$ 9 milhões com fraudes na concessão de benefícios na Bahia
PF faz operação contra supostos desvios de recursos da saúde em contrato entre OS e prefeitura do interior de SP
As investigações da PF identificaram negociatas entre representantes de empresas e agentes públicos com o intuito de manipular procedimentos licitatórios e direcioná-los para uma empresa vinculada à organização criminosa.
O grupo simulava a cotação de preços para formação de um valor de referência maior que o real, incluía cláusulas restritivas da competitividade, contratava empresa sem a capacidade técnica necessária, além de ajustar os editais para que se adequassem aos interesses da empresa ganhadora da licitação. As investigações apontaram ainda fortes indícios de superfaturamento na execução de contratos firmados com a empresa investigada.
Os recursos públicos desviados através das manobras citadas eram utilizados para o pagamento indevido de agentes municipais, entre eles os prefeitos das cidades alvo na operação. Para isso, a organização criminosa fazia depósitos em contras de terceiros, com o objetivo de dificultar o rastreio dos beneficiários e esconder o crime.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.