Governo de SP entrega balsa para travessia entre Santos-Guarujá após reforma que custou R$ 10,8 milhões


Embarcação tem capacidade para 36 veículos e 200 pedestres. Com capacidade para 36 veículos e 200 pedestres, balsa FB-11 foi entregue para travessia Santos-Guarujá
Divulgação/Semil-SP
O Governo de São Paulo entregou a balsa FB-11 para operação na travessia Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), foram investidos R$ 10,8 milhões na reforma e modernização do equipamento, que tem capacidade para 36 veículos e 200 pedestres.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A balsa, que havia sido retirada de circulação em julho, foi voltou a operar na segunda-feira (2). Portanto, agora a travessia entre as cidades passa a contar com oito embarcações.
Segundo a secretária da Semil, Natália Resende, o objetivo da modernização é garantir mais segurança, conforto e agilidade à população que utiliza o meio de transporte diariamente, além de atender as necessidades do período de férias.
Durante a entrega da balsa, foi anunciada a Operação Verão 2024-2025, que visa melhorar o atendimento aos usuários das travessias durante a alta temporada. Como parte dessa ação, a balsa FB-10 será incorporada à frota na segunda quinzena de dezembro.
Com isso, a travessia Santos/Guarujá contará com nove embarcações. Segundo o governo estadual, a capacidade operacional máxima da travessia é de oito balsas. Desta forma, uma delas será mantida como reserva.
Melhorias
Em nota, a Semil apontou que as melhorias na embarcação FB-11 incluem recuperação estrutural, substituição de equipamentos de segurança e salvatagem, revisão dos sistemas de navegação e comunicação, instalação de novas rampas quebra-mar e provisão de itens como extintores de incêndio, botes de salvamento, coletes salva-vidas e boias.
Além disso, o sistema elétrico e eletrônico e os comandos e monitoramento de motores também foram substituídos na embarcação.
Operação Verão 2024-2025
A operação estará em vigor de 15 de dezembro a 10 de março para agilizar as travessias devido ao aumento do número de veículos.
De acordo com a Semil, além das duas novas balsas na travessia Santos-Guarujá, o sistema contará com o serviço de gestão de filas, que organiza o acesso aos embarques com agentes que sinalizam, controlam acessos e orientam usuários, reforçando o efetivo em períodos de maior demanda.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.