JBS promoveu 3 em cada 10 colaboradores de Santa Catarina em 2024

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, bateu em 2024 o recorde de 44 mil promoções. O número representa 28% do quadro de colaboradores da companhia – ou 3 em cada 10 profissionais da empresa. Em Santa Catarina, Estado em que a JBS tem cerca de 24 mil colaboradores, foram feitas 8.317 promoções, que representam aproximadamente 35% do quadro da Companhia.

Com 158 mil funcionários, a JBS é hoje a maior empregadora do Brasil.  A marca atingida neste ano representa um salto de 69% em relação a 2023. É também superior à projeção estabelecida pela empresa no começo do ano, quando a empresa anunciou o compromisso de promover 40 mil pessoas. Os números são resultado do investimento da companhia em sua força de trabalho, como alavanca para impulsionar o crescimento da empresa.

“A JBS tem como missão ser a melhor naquilo que se propõe a fazer, garantindo a oportunidade de um futuro melhor a todos os seus colaboradores. Foi com esse objetivo que ampliamos os programas de capacitação interna, garantindo que todos no nosso time estejam preparados para aproveitar as melhores oportunidades”, afirma Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil.

O profissional Lenoir Mattei somou-se a este indicador de promoções há três meses, quando aceitou o convite para assumir o cargo de coordenador de produção na unidade de suínos em Seara (SC). A nova atribuição, após 35 anos de casa, traz a responsabilidade de liderar 750 pessoas, um misto de desafio e amor pelo trabalho. “Sou um apaixonado pelo que faço. O que mais gosto é ajudar outras pessoas, adoro ver a produção, o resultado. Não consigo ir para casa se não estiver com a meta batida, e na indústria todo dia é um desafio diferente”, conta.

Nas mais de três décadas de carreira dentro da companhia, Lenoir atuou como assistente técnico no campo, programador, comprador e supervisor de produção – cargo que vinha ocupando há 17 anos, nos segmentos de aves e suínos. A evolução se consolidou com a formação acadêmica em Administração, a especialização em Gestão Financeira e diversos treinamentos e formações oferecidos pela empresa, pontua. “Para quem quer se desenvolver, a companhia dá oportunidades, e percebo isso também na cultura da liderança, desde a direção até as gerências na nossa unidade. Os líderes são pessoas que estimulam as equipes a evoluírem sempre. Um exemplo também é meu sucessor, que começou conosco na produção e vai assumir como supervisor”, revela.

Fernando Meller ressalta que a Companhia oferece as ferramentas necessárias para que os colaboradores possam desenvolver as habilidades necessárias para a ascensão de carreira. Por meio de programas em parceria com o Instituto J&F, a JBS oferece cursos e treinamentos que aprimoram as habilidades e capacita sua força de trabalho.

Para receber a quarta promoção desde que entrou na Seara, há oito anos, a atual supervisora de Qualidade Agropecuária na fábrica de rações de São Miguel do Oeste, Thalia Ferreira, passou por dois programas da companhia, o Input e o Jovens de Valor Interno. “Há alguns anos eu perguntei para o meu superior da época o que eu precisava fazer para me tornar supervisora. Dali em diante ele começou a me dar dicas sobre as minhas qualidades e o que eu precisava melhorar. Sempre deixei claro o meu objetivo e tive respaldo da gestão para me desenvolver”, observa.

O novo desafio da carreira, além da equipe com 10 pessoas para gerenciar, envolveu uma mudança de cidade. Até então, toda a trajetória de Thalia, hoje com 26 anos, fora construída na unidade de Itapiranga. “É uma área totalmente nova para mim. Desde que comecei, saio da empresa, chego em casa e passo a estudar sobre rações e tenho aprendido muito”, relata a supervisora, ao destacar as oportunidades oferecidas pela companhia. “Há muitas oportunidades. Basta a pessoa querer se desafiar, sair da zona de conforto. Ninguém chegou até mim e disse: ‘você vai ser supervisora’. Para conseguir, há uma escalada e a nós temos o suporte para percorrer com as formações e programas de capacitações”, ressalta.

Meller explica que a Companhia estabeleceu no começo de 2024 a projeção de 40 mil promoções, o que foi superado antes do fechamento do ano. “O que nos move são as pessoas, por isso estamos muito felizes por ter superado esta marca”, destaca. “Ver nossos colaboradores conquistando novos patamares em suas trajetórias e os seus objetivos pessoais é motivo de orgulho. Essa dedicação garante nosso crescimento e consolidação global”, finaliza o diretor.


Adicionar aos favoritos o Link permanente.