Líder de tráfico internacional, Sérgio Bala retorna ao Brasil após 11 anos preso na Espanha

O chefe do tráfico internacional de drogas Sérgio Lessa Xavier — conhecido como Sérgio Bala — foi extraditado para o Brasil após ficar 11 preso na Espanha. Ele estava foragido na Europa quando foi preso, em 2013, transportando ecstasy em Ibiza.

Foto mostra Sérgio Bala com uma camiseta do Flamengo enquanto ele dá mamadeira para uma onça. Ele é um homem branco, de cabelos castanhos e cavanhaque

Sérgio Bala chefiava esquema de tráfico de drogas do Brasil para a Europa – Foto: Reprodução/ND

Sérgio Bala chegou ao Rio de Janeiro no último dia 22, escoltado por uma equipe da Polícia Federal, e será interrogado no dia 17 de dezembro pelas autoridades brasileiras. Depois, será aberto prazo para alegações finais da acusação e da defesa, e então proferida a sentença.

Desde 2013, ele estava preso na Espanha pelos crimes de tráfico de drogas e uso de documento falso. Quando ele foi preso ele já estava foragido pelos crimes cometidos no Brasil.

Desde então, a SCI (Secretaria de Cooperação Internacional) do MPF (Ministério Público de Santa Catarina) acompanhava o trâmite do pedido de extradição na Justiça espanhola, para garantir o retorno e o julgamento de Sérgio Bala no Brasil.

Sérgio Bala chefiava tráfico de drogas em aeroportos brasileiros

O MPF denunciou Sérgio Bala por chefiar uma organização criminosa que atuava no transporte internacional de drogas, como cocaína e ecstasy, organizando e financiando a entrada e a saída ilegal dos entorpecentes.

O tráfico ocorria pelos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo e a droga era enviada para países da Europa, como Espanha, Alemanha e Holanda.

No Brasil, ele também já havia sido preso, em 2007, quando morava no Distrito Federal e foi flagrado com mais de 5 mil comprimidos de ecstasy, além de 2,6 mil comprimidos de ácido lisérgico (LSD).

Por isso, Sérgio foi condenado pela Justiça do Distrito Federal a 9 anos de prisão. Caso ele seja condenado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, as penas serão acumuladas por estarem relacionadas a ocasiões diferentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.