Corrida 21k Fernando de Noronha tem participação de 700 atletas e termina com dobradinha de moradores da ilha no pódio; VÍDEO


Vencedor da prova foi o corredor da ilha Márcio Silva, seguido por Ademir Ventura. Evento aconteceu neste sábado (30). Corrida 21k tem participação de 700 atletas em Fernando de Noronha
A Corrida 21k Fernando de Noronha, realizada neste sábado (30), registrou participação recorde. Ao todo, 700 atletas de 22 estados e três países ( Argentina, Portugal e França) largaram no Porto de Santo Antônio (veja vídeo acima).
O pódio da prova principal teve dobradinha de moradores da ilha, com os atletas Márcio Silva e Ademir Ventura completando o percurso em primeiro e segundo lugar.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
“A prova foi a mais difícil que disputei. O percurso mudou um pouco, tinha água no caminho, foram vários desafios. A região da Cacimba do Padre e a Praia da Conceição foram os trechos mais complicados. Entrei para ganhar, a torcida do pessoal de Noronha ajudou muito”, disse Márcio, que venceu a 21k pela terceira vez .
O atleta Ademir Ventura fez a dobradinha com Márcio e chegou em segundo lugar. Ele é filho da corredora Regina Ventura, que morreu em 2022 e era uma incentivadora do esporte.
“A gente treina para isso, essa dobradinha foi para a comunidade noronhense. Eu senti o incentivo da minha mãe, eu pedi e ela me deu força”, declarou Ademir.
Márcio e Ademir foram os primeiros colocados
Ana Clara Marinho/TV Globo
A competição teve 450 atletas no percurso de 21 km e 250 nos 8 km. Os corredores passaram pela BR-363, trilhas e praias.
Superação
A corrida serviu para mostrar superação de alguns participantes. Há quatro anos, o pescador local André Luiz Severino da Silva teve Covid-19 e chegou a ficar 27 dias internado, doze deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
André resolveu praticar a corrida de rua há dois meses, perdeu 14 quilos e neste sábado (30) concluiu a prova de 8 km.
“A sensação é de superação, fiz reeducação alimentar e consegui. Meus amigos me convidaram para correr, agora respiro forte e me sinto bem”, declarou André.
A responsável pelo Cartório Eleitoral de Fernando de Noronha, Edleuza Santos, também mudou de vida após iniciar os treinos e passar a correr, há dois anos. Ela fez o percurso de 8 km.
“A corrida muda a vida da gente, eu passei a viver com qualidade. Perdi 18 quilos e não me vejo mais sem correr. Eu desci a ladeira, sorri e chorei. É muito importante para mim, estou muito feliz”, contou Edleuza.
André e Edleusa melhoraram a saúde depois de iniciar no esporte
Ana Clara Marinho/TV Globo
Premiação
A premiação será realizada a partir das 16h30 deste sábado (30), no Forte dos Remédios, com show de Digão, líder da banda Raimundos.
No domingo (1º), será realizado o evento “Deixe Sua Raiz em Fernando de Noronha”, com plantio de mudas, às 10h, na Praia da Conceição.
O encerramento da programação vai acontecer, a partir das 17h, também do domingo, com samba no Forte dos Remédios.
A corrida 21k Noronha tem apoio da Administração da Ilha, do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBIO) e do Consórcio Forte.
Classificação:
8km Masculino
🥇Gustavo Lemos – Fernando de Noronha (PE)
🥈Kleber Aparecido – São Manuel (SP)
🥉Joelson Santos – Fernando de Noronha (PE)
8 km Feminino
🥇Jaqueline Fernandes – Rio de Janeiro (RJ)
🥈Layz Pereira – Recife (PE)
🥉Camila Barreto – Fernando de Noronha (PE)
21 km Masculino
🥇Márcio Silva – Fernando de Noronha (PE)
🥈Ademir Ventura – Fernando de Noronha (PE)
🥉Paulo Mendes – Brasília (DF)
21 km Feminino
🥇Nicole Wood – Itu (SP)
🥈Manuela Barbosa – Santos (SP)
🥉Vitória Rezende – Rio de Janeiro (RJ).
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
o
Adicionar aos favoritos o Link permanente.