A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) de Blumenau, iniciou nesta quarta-feira (27), o Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência. A ação ocorre das 9h às 19h, no setor 3 do Parque Vila Germânica, e segue até esta quinta-feira (28). O cadastro é destinado a todas as pessoas com deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial e TEA, segundo as Leis 13.146 e 12.764).
O objetivo desse cadastro, que será por adesão, é ter dados mais precisos, completos e reais sobre a população blumenauense de pessoas com deficiência. “Queremos entender quais as necessidades dessas pessoas em relação à saúde, educação, transporte, lazer, cultura, mobilidade, entre outros. Esse tipo de cadastro é fundamental para o fortalecimento e criação de políticas públicas para as Pessoas com Deficiência”, diz a secretária da Seidep, Giselle Chirolli.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Além do cadastro, durante o evento também será realizada a avaliação física dos participantes do paradesporto. No local também haverá participação de outras secretarias municipais, além de empresas e parceiros, para divulgar ações de inclusão e tirar dúvidas.
Cordão de girassol
A Seidep também iniciou o cadastro para entregar o Cordão de Girassol. Criado pela Lei Federal 14.624/23 e pela Lei Municipal 9.347/2023 e com uso regulamentado pelo Decreto Municipal 15.152/24, o cordão é um instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiência oculta em Blumenau.
O cordão será oferecido gratuitamente e será entregue na sede da Seidep, na Rua 4 de Fevereiro, 280, bairro Itoupava Norte. As famílias cadastradas serão avisadas assim que o cordão estiver disponível.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Desenrola Brasil: Última semana para negociar dívidas com até 96% de desconto
Semana Santa: confira a programação da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau
O post Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência inicia nesta quarta-feira em Blumenau; veja como fazer apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.