UNIESP promove evento “Viva a Cultura Indígena” com Aldeia Tabajaras

uniesp-promove-evento-“viva-a-cultura-indigena”-com-aldeia-tabajaras

Kubitschek Pinheiro

Fotos Ianca Sobrinho

O Centro Universitário UNIESP, realizou na noite dessa quarta-feira, grandioso evento “Viva a Cultura Indígena”, com representação da Aldeia Tabajaras. O encontro aconteceu no Auditório Master e teve como finalidade enaltecer a cultura Indígena, com apresentações culturais, desfile de moda indígena; além do lançamento de livros.

Dentre os livros destacamos “Vozes Indígenas: os saberes tradicionais e a ciência na formação profissional”, que é o resultado do trabalho de conclusão de Curso dos Indígenas Tabajaras dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Estética, Educação Física e Nutrição do UNIESP.

Segundo a reitora, professora Érika Marques, a parceria vem de muitos anos e é sempre uma alegria, receber a tribo Tabajaras. “Sim, o nome do evento já está dizendo ”Viva a Cultura Indígena”, vem das parcerias, nesta noite com a Aldeia Tabajaras. Já temos mais vinte indígenas formados no Uniesp, e é sempre uma alegria poder recebê-los. Na verdade é uma grande celebração a esse povo que nos deu berço”, comentou a reitora.

“Eu fiquei encantada com a chegada do pessoal da Aldeia Tabajaras, quanta sensibilidade. O UNIESP estará sempre de braços abertos para recebê-los. Nós é que agradecemos por essa parceria, que nos possibilitou colocar indígenas no mercado de trabalho”, disse Sandra Holanda Colaço, representante da mantenedora.

Para cacique Ednaldo Tabajaras da Paraíba, a parceria é fundamental. “Nunca uma instituição particular, nos deu essa oportunidade de estudar integralmente, num processo que fomos excluídos, massacrados, que nos deu essa possibilidade de revitalizar a história dos povos indígenas do Brasil, particularmente da Paraíba. A nossa palavra é gratidão”.

De acordo com Luzival Barcelos, já vai longe a parceria dos Tabajaras com o Uniesp. “Isso vem desde 2019, com uma ousadia que eu tive de colocar os Tabajaras no ensino superior. Procurei a reitora, professora Érika Marques e ela aceitou. E temos indígenas formados nessa instituição”, comentou

O UNIESP tem essa participação ativa em vários projetos sociais e culturais, além de conceder bolsas parciais ou integrais a diversos estudantes contribuindo com o desenvolvimento das pessoas e da região. “Faz parte do nosso DNA cooperar com ações que podem melhorar a vida da população. “Estamos sempre dispostos a ajudar e acreditamos que a educação é a chave para um futuro melhor”, ressalta a reitora

O post UNIESP promove evento “Viva a Cultura Indígena” com Aldeia Tabajaras apareceu primeiro em MaisPB.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.