Stone e Mastercard se unem para empoderar os microempreendedores

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Um dos grandes desafios dos microempreendedores no Brasil é acessar soluções tecnológicas seguras, ágeis e flexíveis que agilizem o dia a dia dos negócios. Portanto, num mercado cada vez mais digital, oferecer aos clientes meios de pagamento práticos e confiáveis é essencial.

Nesse cenário, a Stone e a Mastercard uniram forças para promover o TapTon, uma solução pioneira que transforma celulares em maquininhas de cartão, usando a tecnologia de aproximação NFC (Near Field Communication).

O TapTon proporciona praticidade e segurança, por meio da tecnologia Tap on Phone, ao permitir que os pagamentos sejam aceitos diretamente no celular, oferecendo ao empreendedor tudo o que ele precisa para começar a vender de maneira rápida, confiável e eficiente.

Lançado em 2021, o TapTon é uma inovação tecnológica que faz parte do aplicativo do Ton, a solução da Stone voltada para microempreendedores e autônomos.

Sem a necessidade de adquirir um dispositivo adicional, o TapTon permite que qualquer celular com tecnologia NFC funcione como uma maquininha.

“A parceria também agrega valor ao unir a tecnologia inovadora de pagamento via aproximação do Ton com a reconhecida infraestrutura de segurança da Mastercard e outras bandeiras parceiras de longa data da companhia”, diz Victor Lino, diretor do segmento de microempreendedores da Stone.

“O TapTon oferece alternativas rápidas e acessíveis para aceitar pagamentos, com custos muito baixos.” Segundo Lino, o TapTon é uma opção financeiramente viável para ajudar os empreendedores a expandir as vendas.

O grande diferencial do TapTon, de fato, é simplificar a vida do microempreendedor. A solução está integrada ao aplicativo do Ton e pode ser ativada imediatamente após o download, sem custo com compras de terminais. Essa agilidade é um atrativo especialmente para quem está começando a empreender e precisa iniciar as vendas rapidamente.

“O TapTon descomplica a vida do empreendedor, permitindo que ele comece a vender sem precisar de investimentos iniciais altos e sem burocracia. Em torno de 5 minutos após conhecer o Ton, nosso cliente já pode começar a vender”, diz Lino. Além disso, os valores das vendas são disponibilizados no mesmo dia, garantindo maior dinamismo no fluxo de caixa.

Essa rapidez é essencial para pequenos negócios que dependem de liquidez imediata para reinvestir ou cobrir despesas. “O recebimento no mesmo dia fortalece a saúde financeira dos microempreendedores, dando mais estabilidade e previsibilidade para o planejamento de seus negócios”, diz Lino.

A segurança também é um dos pilares da solução. Com o suporte da infraestrutura da Mastercard, o TapTon oferece protocolos de criptografia avançada e padrões internacionais para proteger as transações. Além disso, a tecnologia NFC reduz o contato físico, minimizando riscos de fraudes.

“A segurança das transações no TapTon é garantida por uma infraestrutura confiável, que protege tanto os dados do cliente quanto os do empreendedor”, diz Lino. Essa confiança é um diferencial importante em um mercado em que o uso de pagamentos por aproximação tem crescido exponencialmente, mas ainda enfrenta barreiras relacionadas à adoção de novas tecnologias.

Segundo Lino, ao unir esses benefícios, a Stone busca apoiar os microempreendedores em sua jornada de crescimento, incentivando a adoção especialmente por microempreendedores em estágio inicial.

“O custo de aceitação de pagamentos via celular é mais competitivo, permitindo que os pequenos negócios aumentem suas margens de lucro”, afirma.

Além disso, ao eliminar barreiras como o custo inicial de aquisição de uma maquininha, o TapTon promove a inclusão financeira, permitindo que empreendedores de diferentes perfis acessem o universo dos pagamentos digitais.

“Inclusão financeira e desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil são pilares essenciais para a Mastercard. E o TapTon tem sido fundamental por equipar os empreendedores com as ferramentas mais inovadoras e acessíveis, ajudando-os a prosperar em um mundo cada vez mais digital e conectado”, afirma Eduardo Arnoni, vice-presidente sênior de Digital Partners e Fintechs da Mastercard Brasil.

Globalmente, a Mastercard apoia mais de 130 projetos de Tap on Phone, com 40 deles implementados em 13 países da América Latina e Caribe. O Brasil se destaca pelo maior número de locais da região onde a tecnologia está ativa.

O impacto da estratégia vai além dos números. Com o TapTon, pequenos negócios têm a possibilidade de expandir suas operações, oferecendo formas de pagamento mais convenientes e atendendo a clientes que preferem usar cartões ou carteiras digitais.

A Stone foi a primeira empresa a oferecer a tecnologia “tap on phone” no Brasil. Para Lino, o pioneirismo é mais do que uma vantagem competitiva: trata-se de uma forma de mostrar que a empresa está sempre à frente, oferecendo o que há de mais moderno para os microempreendedores brasileiros.

“Estamos comprometidos em desenvolver soluções que simplifiquem o dia a dia dos nossos clientes e ajudem seus negócios a prosperar”, afirma. Essa confiança se reflete no slogan da campanha em parceria com a Mastercard. A mensagem “Vai com tudo no TapTon” reforça o apoio aos microempreendedores e aponta para o compromisso de longo prazo da Stone.

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