Passagem de dois meteoros são registrados em menos de 48 horas no RS

Em um evento considerado incomum, o observatório espacial Bate-Papo Astronômico, localizado em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, capturou em vídeo as passagens de dois meteoros brilhantes sobre o estado em um intervalo de menos de 48 horas.

O fenômeno mais recente foi observado pouco depois da meia-noite desta quarta-feira (27). O meteoro, conhecido como “fireball” ou “bola de fogo” devido ao seu grande brilho, foi visto sobre Santa Maria, seguindo em direção ao Noroeste da cidade.

Já o primeiro meteoro foi avistado na madrugada anterior, também em Santa Maria, mas em direção à Região Leste da cidade. Fabricio Colvero, idealizador do Bate-Papo Astronômico, destacou a raridade do acontecimento: “É incomum presenciar duas passagens de meteoros na mesma região em um espaço curto de tempo. Meteoros de grande magnitude ocorrem em menor quantidade, e é bastante incomum presenciar dois eventos deste tipo em menos de 48 horas.”

Colvero também explicou que, geralmente, os meteoros, ao entrarem em alta velocidade na atmosfera, são totalmente consumidos pela queima na atmosfera e não representam riscos. A comunidade científica e os entusiastas da astronomia estão entusiasmados com essas observações, que proporcionam valiosas oportunidades de estudo e apreciação dos fenômenos celestes.

The post Passagem de dois meteoros são registrados em menos de 48 horas no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.