Governo inicia consulta pública sobre duplicação da BR-356


Anúncio prevê melhorias no trecho que liga Mariana, na Região Central do estado, à BR-040. Executivo estadual deve usar cerca de R$ 2 bilhões do acordo de reparação pelo rompimento da barragem de Fundão. BR-356
Reprodução/TV Globo
A consulta pública para a duplicação da BR-356, em Minas Gerais, começou nesta quarta-feira (27). O objetivo é ouvir a população sobre o projeto do governo do estado que prevê melhorias no trecho da rodovia que liga Mariana, na Região Central de MG, à BR-040.
As contribuições para a proposta podem ser enviadas até o próximo 26 de dezembro. Segundo o Executivo estadual, as obras serão custeadas por meio de um contrato de concessão, com cerca de R$ 2 bilhões provenientes do acordo de reparação pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.
A intenção do projeto é atrair mais de R$ 3 bilhões em investimentos privados para a rodovia a partir de 2025. O edital deve ser publicado até o primeiro trimestre do ano que vem, e a conclusão das intervenções está prevista para o segundo semestre de 2030.
De acordo com a Secretária de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), além da duplicação de 67 quilômetros, a proposta prevê:
Implantação de 39 quilômetros de faixa adicional nas MG-262 e MG-329;
Readequação de 64 quilômetros de acostamentos;
Construção de contornos viários, acessos, passarelas e correções de curvas críticas na BR-356, totalizando 187,3 quilômetros de extensão de obras;
Serviços aos usuários.
Ao todo, 11 municípios serão impactados: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.
Consulta pública
O objetivo da consulta pública é ouvir a população envolvida que será diretamente atingida pelas obras nas rodovias. Além disso, serão analisadas necessidades e contribuições para aprimoramento do projeto.
As justificativa e outras informações sobre a duplicação da BR-356 estão disponíveis no site do Seinfra.
*Estagiária sob supervisão de Leonardo Milagres.
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