A estratégia da Mtrix para tornar as campanhas de incentivo mais efetivas

Siga @radiopiranhas

Um dos grandes desafios das indústrias de bens de consumo é assegurar que as suas metas estratégicas sejam alcançadas. Para isso, é preciso engajar um exército de distribuidores e vendedores, pois são eles que, afinal, fazem com que os produtos cheguem de forma eficiente e em quantidade adequada ao consumidor final.

Para alcançar esses objetivos, a indústria brasileira costuma recorrer a iniciativas conhecidas no mercado como campanhas de incentivo e programas de excelência.

É fácil entender as diferenças entre os dois conceitos. As campanhas de incentivo são ações de curto prazo, quase sempre sazonais, e que são criadas para motivar e engajar equipes de vendas, distribuidores ou parceiros comerciais. Seu objetivo é impulsionar vendas em períodos estratégicos, como datas comemorativas ou lançamentos de produtos.

Ao alcançar metas previamente estabelecidas, os vendedores são recompensados com prêmios como bônus ou viagens, para citar apenas alguns exemplos.

Por sua vez, os planos de excelência são estratégias de médio e longo prazo, e que focam em metas mais amplas, como o aumento da cobertura de mercado e a diversificação de produtos.

A execução de campanhas de incentivo e campanhas de excelência, no entanto, pode muitas vezes se tornar complexa e ineficiente. Dados fragmentados, falta de visibilidade e processos manuais são obstáculos comuns que comprometem os resultados.

É aí que a Mtrix, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de inteligência de dados para a gestão da cadeia de suprimentos, entra em ação, pois consegue atender as dores dos profissionais de trade marketing.

“Com as nossas tecnologias, o cliente não precisa se preocupar com a parte operacional das campanhas de incentivo ou programas de excelência” afirma Gustavo Eid, diretor de marketing da Mtrix. “Nós fazemos todas as apurações para ajudá-lo a detectar se as metas estão sendo atingidas.”

As plataformas de inteligência da Mtrix automatizam todos os processos de campanhas de incentivo e programas de excelência. Entre outros atributos, elas organizam as informações em dashboards personalizados, que mostram indicadores de desempenho como volume de vendas e número de pontos de venda atendidos, entre outras informações.

As informações são transmitidas em tempo real, permitindo aos gestores ajustar as suas estratégias a partir dos dados de desempenho. Além disso, ressalta Gustavo Eid, a Mtrix oferece uma plataforma de resgate de prêmios acessível a todos os participantes dos programas. Ou seja, a ferramenta traz uma área específica para os vendedores envolvidos acompanharem suas pontuações e solicitarem o resgate das premiações conquistadas.

Outro ponto a se destacar é que a plataforma simplifica, de ponta a ponta, todas as etapas de gestão e execução de campanhas de incentivo, planos de excelência e premiações por performance.

Exemplos concretos mostram como a plataforma é eficaz. “A nossa última campanha de incentivo trouxe um crescimento muito acima do esperado, porque nós conseguimos, com a ajuda da Mtrix, criar um alto engajamento dos distribuidores”, afirma Victor Aloi, diretor de Canal Indireto da Nivea, uma das principais marcas de cosméticos e beleza do Brasil.

Aloi aponta que a ferramenta consegue mensurar, em tempo real, o resultado da campanha, indicando qual vendedor ou categoria são mais impactados. “Como nós tínhamos atrelado prêmios que traziam uma relevância para esse público-alvo, a campanha de incentivo foi um sucesso”, diz o executivo.

A Diageo, maior fabricante de destilados do mundo, também obteve resultados positivos na parceria com a Mtrix, considerada fundamental para tornar as campanhas mais efetivas.

“Na Diageo, antes da Mtrix, a apuração dos incentivos era manual”, diz Verônica Lobo, CMO do Canal Indireto da Diageo. “Agora, em um clique, nós temos parciais que são on time, o que ajuda muito. E o distribuidor também tem mais clareza de suas metas. Por isso, hoje todos os incentivos que temos junto aos nossos distribuidores estão dentro da Mtrix.”

As soluções da Mtrix, de fato, ajudam as empresas a melhorar o seu desempenho em diversos níveis, contribuindo inclusive para o melhor planejamento estratégico.

“Nos momentos de revisão e planejamento estratégico, as indústrias sentam para avaliar o que deu certo, o que vale a pena continuar, rever ou parar”, afirma Gustavo Eid. “Nós temos várias alavancas que permitem à indústria trabalhar junto com os distribuidores.”

A inteligência de dados da Mtrix fornece insights fundamentais para o negócio, como os pontos de venda que devem ser explorados, o potencial de compras por município e o comparativo de como uma marca está performando versus o mercado.

Um dos diferenciais da Mtrix é a quantidade colossal de dados capturados por suas plataformas. A empresa coleta diariamente informações de 2 mil distribuidores que chegam a 1,3 milhão de pontos de venda em todo o território brasileiro. Ela está presente em 31 países, atendendo mercados na América Latina, África, Oceania e Ásia e levando informações valiosas para centenas de clientes.

source
Fonte
Neofeed

Adicionar aos favoritos o Link permanente.