Secretaria de Meio Ambiente participa de Conferência Municipal em Bananeiras

Siga @radiopiranhas

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), representada pela gerente operacional de coleta seletiva Giovana Alves e a Gerente Operacional de Fauna Silvestre Mariana Carneiro, participou da terceira conferência do meio ambiente do município de Bananeiras, realizada no último dia 26 de novembro. A conferência municipal é a primeira etapa preparatória para a conferência estadual, que ocorrerá em março de 2025, em João Pessoa, reunindo todas as propostas apresentadas nas conferências municipais e intermunicipais.

Durante o evento em Bananeiras, as representantes da Semas atuaram como facilitadoras nos eixos temáticos de justiça climática, governança e educação ambiental. Giovana Alves, gerente operacional de coleta seletiva, destacou a importância da participação da secretaria. “Essa é a primeira participação da Semas em uma série de conferências que acontecerão até o início do próximo ano. Tivemos uma experiência muito positiva, participando ativamente das discussões dos eixos temáticos. Ouvimos a população, a academia, a sociedade civil e o poder público. Vamos sair daqui com propostas muito enriquecedoras.”

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para acontecer no mês de Maio, em Brasília, terá como tema as emergências climáticas e os desafios da transformação ecológica. Entre as propostas eleitas durante a conferência em Bananeiras, destacam-se as seguintes:

• Viabilizar incentivos à agricultura de base ecológica nos municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Roncador.

• Viabilizar a municipalização referente à gestão ambiental (Fiscalização, Licenciamento e outros).

• Incentivar financeiramente, bem como por consultoria contínua, o estímulo à agrofloresta (modelo agroecológico) e práticas de recuperação dos solos e de nascentes, potenciando parcerias com as próprias comunidades locais, Universidades Públicas e Privadas, dentre outras instituições.

• Viabilizar a criação do Núcleo de Prevenção e Proteção Civil para eventuais “desastres naturais” (antrópicos).

• Viabilizar a ampliação da política pública de habitação para residências sustentáveis, priorizando a população que vive em áreas de risco.

Geferson Lucena, coordenador do NUCA (Núcleo de Construções por Adolescentes) de Bananeiras, ressaltou a relevância da primeira conferência municipal/intermunicipal: “Receber essa conferência demonstra a crescente preocupação da população com as questões climáticas que afetam não apenas nossa região, mas todo o país. Foi um momento extremamente rico para a construção de políticas públicas, com a participação de diversos setores da sociedade civil, empresários e estudantes. Tivemos a oportunidade de dialogar, trocar experiências e planejar os próximos passos para as conferências estaduais.”

Ainda esta semana, ocorrerão mais três conferências, em Soledade, Cajazeiras e João Pessoa. Até janeiro, diversas conferências municipais e intermunicipais serão realizadas em todo o estado, culminando na conferência estadual em março de 2025, em João Pessoa. As propostas resultantes serão levadas para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília. Mais de 90 municípios participarão dessas conferências.

source
Fonte:
Rádio Piranhas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.