Agricultor investe em irrigação para garantir mais produtividade

Osmar Renê Bick, agricultor da Vila Arroio Bonito, em Mato Leitão, decidiu investir em irrigação para melhorar a produção e a qualidade de sua lavoura de tabaco, reduzindo a dependência exclusiva das chuvas. Em uma área de 1,5 hectares, ele utiliza o sistema de aspersão por canhão para irrigar 16 mil pés de tabaco.

“Os equipamentos foram adquiridos há muito tempo e há cerca de quatro anos comecei a utilizá-los. Depois do tabaco, planejo aplicar o sistema no cultivo de repolho e milho. A expectativa é muito positiva”, afirma Bick.

O extensionista rural Rudinei Pinheiro Medeiros, da Emater local, destaca a importância da irrigação frente à irregularidade climática e às estiagens frequentes. “A água é essencial. Nesta propriedade, já conseguimos observar a diferença significativa no desempenho da lavoura entre áreas irrigadas e não irrigadas. Com manejo adequado, a chance de sucesso na cultura aumenta consideravelmente”, reforça Medeiros.

O sistema de irrigação de Osmar Bick é autossustentável, com energia gerada por placas solares e água proveniente de açudes abastecidos por nascentes protegidas em áreas de preservação. “Utilizo a irrigação apenas quando necessário, em períodos de falta de chuva. Isso assegura qualidade e rendimento para a lavoura”, explica o agricultor.

Além de garantir maior resiliência contra perdas durante períodos de estiagem, o projeto de irrigação conta com o acompanhamento técnico da Secretaria Municipal da Agricultura e da Emater/Ascar. O trabalho desenvolvido na propriedade será apresentado no Seminário Regional de Irrigação, que ocorrerá em 11 de dezembro, no Parque da Expoagro, em Rio Pardo.

Sucessão familiar e expansão da produção

A irrigação também marca um novo ciclo na propriedade da família Bick. O filho de Osmar, Orion, de 26 anos, decidiu retornar ao campo após trabalhar como motorista por seis anos. Agora, ele se junta ao pai na condução das atividades agrícolas. Nesta safra, a família cultiva 68 mil pés de tabaco, fortalecendo a sucessão familiar e apostando no futuro da fumicultura na região.

A sucessão familiar é um passo importante para a continuidade da produção rural, garantindo que o conhecimento e as tecnologias sejam transmitidos de geração em geração.

The post Agricultor investe em irrigação para garantir mais produtividade appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.