Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina


Novidade é fruto de parceria com a Prefeitura de Campinas
Crédito: Divulgação
O Hospital PUC-Campinas inaugurou no dia 11 de novembro o espaço do novo serviço de Telemedicina, que já está em funcionamento desde junho. O espaço promoverá que os atendimentos também sejam realizados pelos alunos juntamente com os docentes. A Telemedicina trata-se de um aumento na oferta de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que surge de uma parceria com a PUC-Campinas e Prefeitura Municipal.
Ao todo, serão mais de 1,5 mil consultas por mês disponíveis à população, o que amplia a capacidade do município. As consultas já iniciaram e terão aumento gradativo conforme convênio com o Município. A inserção do paciente se dá na consulta presencial, o qual já sai agendado para o retorno, com data e link. Os casos novos de primeira consulta, quem faz é a Prefeitura diretamente na plataforma.
A implantação da Telemedicina na Instituição foi realizada em parceria entre o Hospital, a Secretaria Municipal da Saúde e Universidade e, prevê a incorporação do teleatendimento na modalidade ambulatorial, tanto para pacientes atendidos no critério de retorno, como primeira consulta provenientes das Unidades Básicas de Saúde. Esses atendimentos serão realizados por médicos assistentes, docentes e discentes, por meio de uma plataforma disponibilizada pela equipe da Saúde Digital do município de Campinas.
Considerando a implementação desse projeto, o Hospital PUC-Campinas foi contemplado com uma emenda parlamentar, a fim de subsidiar as adequações estruturais para a área destinada para esse atendimento. Além das adequações estruturais e tecnológicas, o desdobramento desse projeto considerou a reorganização de alguns fluxos junto às Especialidades Médicas (Dermatologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Psiquiatria e Reumatologia), assim como, na metodologia de ensino junto aos alunos.
“Esse serviço que hoje inauguramos aqui, com uma parceria entre Hospital, Universidade e Prefeitura de Campinas, significa a expansão da saúde. Porque a saúde digital, que chamamos de telemedicina, vem para solucionar muitos casos de enfermidade de pequena complexidade que podem ser resolvidos digitalmente. O dia de hoje é um marco, porque significa que o município vai conseguir atender melhor. Nós poderemos crescer na parceria com Campinas. Temos expertise, espaço e qualificação. Aqui, com todos juntos participando, damos um passo muito importante”, afirmou o Vice-Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), mantenedora da PUC-Campinas e do Hospital, Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti.
“Esse é um momento importante para Universidade e para o Hospital PUC-Campinas. O novo serviço faz parte da construção de um relacionamento estreito de parceria entre as instituições. Hoje nos encontramos para desenvolver esse projeto, que traz também para a Universidade uma oportunidade de qualificação, que é um ganho importante para formação dos nossos estudantes”, comentou o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.
“Para a população, nós ampliamos os serviços já existentes, por meio deste convênio acordado com a Prefeitura de Campinas, por meio través de um projeto do prefeito Dário Saadi. Isso vai contribuir para ampliar o atendimento em Campinas e chegar em outras regiões. O objetivo também é promover a inovação, já que a saúde digital é um processo de inovação no modelo de atendimento e contribui com a formação do nosso profissional para transformar vidas”, afirma Dr. Aguinaldo Pereira Catanoce, Superintendente do Hospital PUC-Campinas.
“A relevância desse movimento é enorme, tendo em vista que a PUC-Campinas, mais uma vez, mostra que está dentro do traço da modernidade. Muitas lições da Covid-19 foram aprendidas e vimos que precisávamos expandir: mais atendimento para mais pessoas. As profissões da área da saúde precisam chegar em locais onde a infraestrutura não chega. Nossa missão é ir atrás de todos, atender mais pessoas, deixar nossos alunos atualizados e cada vez mais pensando nos 100 anos da Universidade”, comentou o Decano da Escola de Ciências da Vida (ECV), Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.